Antes da assinatura da ordem de serviço para a implantação da primeira etapa do Bus Rapid Transit (BRT), que está prevista para ocorrer em setembro, a Prefeitura de Salvador anunciou o contrato de financiamento para a elaboração da segunda fase do projeto que deve ligar a região da rodoviária à Estação da Lapa.
O trecho, que teve os detalhes de contrato divulgados nesta segunda-feira (31), deve contar com investimento total de R$ 412 milhões, sendo R$ 300 milhões do Orçamento Geral da União(OGU), do Ministério das Cidades, e R$ 112 milhões por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF).
As informações foram divulgadas durante coletiva à imprensa realizada em Salvador nesta segunda. Além do prefeito da cidade, ACM Neto, também estiveram no evento os ministros das Cidades, Bruno Araújo, e da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy.
O ministro Bruno Araújo afirmou que a verba oriunda do Orçamento Geral da União não tem perspectiva de reembolso. "Dinheiro a fundo perdido ao município para avançar na mobilidade". Também no evento, o ministro Imbassahy reiterou o aporte financeiro. "Nós estamos entregando ao prefeito ACM Neto R$ 300 milhões a fundo perdido, um valor muito expressivo que não tem acontecido, ocasionalmente, em outras solenidades".
O prefeito ACM Neto afirmou que a perspectiva do governo é de que o BRT integre as duas regiões econômicas mais importantes da cidade. "Quando a prefeitura der início às obras dessa segunda etapa, nós vamos ter uma perspectiva de integração plena dos dois principais centros econômicos de Salvador: o Centro Antigo, através da Estação da Lapa, até a região do Iguatemi, considerado o centro moderno".
Com o modal, a expectativa é de que o trajeto de ônibus entre as regiões dure 15 minutos. O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, disse que com a assinatura do contrato para o trecho 2, o processo de licitaçao começa nesta segunda-feira.
Sobre o prazo total da obra, envolvendo o trechos 1 e 2, Mota disse que a previsão é de que dure 28 meses, a partir de setembro desse ano.
Etapas
Em junho deste ano, o processo licitatório envolvendo a primeira etapa chegou a ser suspenso após pedido de uma das empresas interessadas. A suspensão foi revertida após recurso da Procuradoria Geral do Município.
Na primeira etapa, duas empresas individuais e oito consórcios, cada qual formado por três empresas, apresentaram interesse em participar do processo licitatório.
Para facilitar a implantação do BRT, a obra foi dividida em trechos. O trecho 1 vai do Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) até a estação de integração BRT/Metrô Iguatemi. O investimento para a primeira fase é de R$ 408 milhões.
Já o trecho 2 terá 5,5km de extensão e segue da Estação da Lapa até o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade). Neste caso, serão construídas seis estações: Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim. As obras preveem também a implantação dos viadutos na Avenida Garibaldi e elevados paralelos nas Pedrinhas e Cidade Jardim.
Também está previsto no BRT o projeto de expansão, que vai do Parque da Cidade à Pituba, nas imediações do Posto Namorados. Com 1,8 km, deverão ser implantados as estações Parque da Cidade e Itaigara, além do Terminal Pituba, que fará integração com outros modais.
Reprodução/G1