Com oito embarcações e sem filas, a travessia marítima Salvador-Mar Grande tem fluxo normal de passageiros no terminal hidroviário de Vera Cruz, na ilha de Itaparica, e no Terminal Náutico da Bahia, na capital. O sistema funciona nesta terça-feira (11) até as 18h30, de Mar Grande para Salvador, e até as 20h, no sentido inverso.
Desde as 5 horas da manhã, além das oito embarcações em tráfego, o sistema tem seis em reserva, com horários fixos de saída a cada 30 minutos. As condições de navegação na Baía de Todos-os-Santos são boas e as embarcações estão fazendo o percurso entre a capital e Mar Grande em tempo médio de 40 minutos.
Maré Baixa
A Astramab informa que a partir de quarta-feira (12), até o dia 19 de outubro, a travessia Salvador-Mar Grande vai enfrentar um período de maré baixa prolongada, que vai obrigar o sistema a fazer paradas momentâneas de duas horas em média. Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha, fica sem condições para operar devido à pouca profundidade do canal de navegação.
Morro de São Paulo e Escunas
Os catamarãs da linha Salvador-Morro de São Paulo operam sem restrições e com movimento moderado de venda de passagens nos guichês das empresas concessionárias, no Terminal Náutico.
Os dois primeiros catamarãs zarpam para o Morro às 8h30, 9h. Depois os usuários contam com saídas às 10h30, 13h e 14h30; saídas de Morro de São Paulo – 9h, 9h30, 12h30 e 15h. As escunas que fazem o tradicional “Passeio às ilhas” também operam normalmente e com movimento moderado. O tour inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica. A tarifa custa R$ 50.
Reprodução/G1