Bahia

Com medo que combustível acabe, motoristas de Salvador fazem filas em postos

Jovem diz que foi abastecer após ser 'avisado' que gasolina acaba hoje

NULL
NULL

Filas para abastecer no Posto Chaminé, no Rio Vermelho

Para garantir o tanque cheio, os motoristas de Salvador já começaram a formar longas filas em alguns postos de combustíveis, nesta quinta-feira (24). No Micro Posto Ipiranga, no bairro do Rio Vermelho, por exemplo, o movimento de veículos era intenso pela manhã e início da tarde, com os carros já formando uma fila que invadia a Rua Oswaldo Cruz, bem em frente ao Largo da Mariquita.

Por volta das 10h, a dona de casa Cleusa Carvalho, 55, era uma das últimas que aguardavam para colocar gasolina. Ela disse que costuma abastecer o carro no posto, frequentemente, e que nunca tinha encontrado uma tantos veículos.

"Eu venho aqui sempre e nunca vi tanto carro. Acho que o pessoal tá com medo de aumentar a gasolina", comentou ela.

20% sem combustível
Segundo estimativa do presidente do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado (Sindicombustíveis), Walter Tannus, pelo menos 20% dos 250 postos de Salvador já estão com problema de abastecimento. No interior do estado, a situação é ainda pior: pelo menos 50% dos cerca de 2 mil postos estão sem gasolina e álcool. 

"Nós tivemos um agravamento muito grande de ontem para hoje (quinta) porque as distribuidoras não conseguiram mais atender aos pedidos integrais dos postos e isso está fazendo com que falte gasolina e álcool nas bombas. A população está correndo para abastecer, o que favorece com que o combustível acabe ainda mais rápido", explica Tannus. 

O presidente do Sindicombustíveis argumenta que, com a mudança de comportamento do consumidor, a tendência é que o combustível acabe, pois não está ocorrendo o ressuprimento do produto.

"Nos meus três postos que tenho em Salvador ficaremos sem gasolina e álcool ainda hoje. Só tem diesel porque os caminhoneiros não estão abastecendo", explica Tannus. 

Correio // AO