Bahia

Com 30 tiroteios, 18 mortos e 12 feridos, Tancredo Neves lidera ranking da violência em Salvador

.

Reprodução
Reprodução

O bairro de Tancredo Neves foi o mais violento de Salvador no primeiro semestre de 2023. É o que aponta o relatório divulgado nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Fogo Cruzado. Segundo o órgão não-governamental, 30 tiroteios, 18 mortos e 12 feridos foram registrados pela plataforma na localidade de janeiro a junho.

O ranking da violência na capital baiana segue com Fazenda Grande do Retiro (18 tiroteios, 17 mortos e 9 feridos), Pernambués (18 tiroteios, 7 mortos e 6 feridos), Federação (16 tiroteios, 10 mortos e 4 feridos), Lobato (15 tiroteios, 10 mortos e 1 ferido) e Valéria (15 tiroteios, 9 mortos e 3 feridos).  

Tancredo Neves e bairros vizinhos foram alvos da Operação Intensificação, o que pode ter contribuído para o aumento do número de tiroteios na região neste período.  

De acordo com o Fogo Cruzado, o primeiro semestre foi marcado por 792 tiroteios na capital e Região Metropolitana. O levantamento aponta aumento de 5% no número de tiroteios e 14% de pessoas baleadas. O aumento da letalidade chama atenção para o período, segundo o Relatório Semestral do Instituto. Do total de vítimas mapeadas neste semestre (759), 598 pessoas foram mortas, o que compreende um aumento de aproximadamente 20% em comparação ao semestre anterior, onde foram registradas 499 mortes nos 753 tiroteios registrados.

Leia também: Marcelo Werner defende diálogo entre institutos após divergência sobre dados de violência na Bahia

O número de feridos neste semestre teve uma leve redução em relação ao semestre anterior. De janeiro a junho deste ano foram registradas 161 pessoas feridas por arma de fogo, uma redução de 2% no número de feridos.