Bahia

Coletiva de imprensa para esclarecer as ofensivas que o MST vem sofrendo no Extremo Sul da Bahia

O evento tem como objetivo informar sobre a determinação da entrada da força nacional

NULL
NULL

 MST: Você entende o que é esse movimento? - Politize!

Nesta próxima Quinta-feira (17), às 09h da manhã, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na Bahia, promoverá um encontro virtual com Jornalistas e veículos de comunicação para uma coletiva de imprensa, com a Coordenação do Movimento Sem Terra.  

O evento tem como objetivo dialogar com a sociedade e informar sobre a determinação da entrada da força nacional em áreas de assentamentos da região e o atual cenário vivenciado pelo MST no Extremo Sul baiano.

Após o decreto da portaria que posiciona a Força Nacional em áreas de assentamentos do Movimento Sem Terra, nos municípios de Prado e Mucuri, os assentados se viram assustados com o desfecho que esta história poderia ter, por isso o contato imediato para entender e esclarecer os fatos foram feito. A portaria Nº 493, de 1º de setembro de 2020, foi Publicada no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para acompanhar equipe do INCRA dentro dos assentamentos. 

Diante da situação, 4 fatos foram alegados pelo INCRA para a validação deste decreto: 1º Um pedido de reintegração de posse de uma escola no Assentamento Rosa do Prado por estar sendo usada pelos militantes para um curso de formação que aconteceu em Janeiro, 2º fator, seria de que o MST estava impedindo a entrada do INCRA nas áreas de assentamentos, 3º fato alega que o assentamento Jaci Rocha não tinha lotes e nem famílias produzindo, sendo uma grande fazenda sem divisão de lotes, segundo o INCRA e o 4º fator seria o retorno de uma família que foi afastada do assentamento por não se adequar às normas de convivência e os acordos firmados em assembleia coletivamente.

Na coletiva, esses 4 fatos serão tratados e estaremos aberto a diálogo, dúvidas e traremos informações do que o Movimento Sem Terra tem feito no estado. 

A coletiva Ocorrerá por vídeo conferência através da plataforma ZOOM. Após a confirmação de participação, os jornalistas receberão um link de acesso ao evento. 

Fonte: MST-BA

da Redação do LD