Com o objetivo de informar aos montadores de barracas, palcos e estruturas utilizados nas festas populares sobre os quesitos técnicos e de segurança que envolvem esse trabalho e as ligações provisórias de energia elétrica, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, realiza no próximo dia 05, quinta-feira, às 9h, uma apresentação no auditório do edifício-sede, em Narandiba. O evento é gratuito, aberto aos profissionais da área e as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected]. É preciso informar no e-mail o nome, RG e empresa do participante.
Durante o encontro, além de conhecer os procedimentos corretos de segurança envolvendo a rede elétrica para montagem dessas estruturas, os montadores poderão tirar dúvidas sobre os modelos de atendimento às instalações elétricas provisórias, aterramento, medição do consumo, segurança com a rede elétrica, etc. Como forma de orientar os profissionais e, principalmente, prevenir acidentes relacionados à energia elétrica, será distribuída uma cartilha com dicas de segurança específicas para barracas e balcões, contemplando recomendações para instalações elétricas provisórias, cuidados com os materiais elétricos usados e orientações técnicas para o dimensionamento de postes e pontaletes do padrão de ligação.
A Coelba lembra que as instalações elétricas provisórias internas de barracas e balcões são de responsabilidade dos seus proprietários. Por medida de segurança, somente serão ligadas as unidades que estiverem dentro dos padrões técnicos e de segurança exigidos, com o aterramento instalado adequadamente e mediante alvará de funcionamento e de localização da Prefeitura. A ligação provisória fornecida pela Coelba é individual, não podendo ser compartilhada com outra barraca.
Dentre as dicas de segurança da cartilha estão:
Sempre que possível, monte a barraca no mesmo lado da rede elétrica da Coelba obedecendo às distâncias de segurança;
Durante a montagem e a desmontagem das estruturas provisórias, o manuseio de ferramentas, peças e estruturas metálicas deve ser feito numa distância segura da rede elétrica;
Não faça ligação clandestina para iluminar barracas ou aumentar a iluminação das ruas. O desvio de energia elétrica implica em riscos de segurança e é crime;
É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas;
As tomadas e emendas dos fios não devem ficar expostos à água;
Verifique se a instalação elétrica interna da barraca está adequada para suportar todos os equipamentos elétricos e a iluminação.
A distribuição das cartilhas é parte das ações promovidas pela Coelba com o objetivo de ampliar a prevenção do uso seguro da energia elétrica e chamar a atenção das pessoas para cuidados simples do dia a dia, porém de grande importância para evitar acidentes.
Fonte: Coelba