Conscientizar sobre os cuidados especiais que a energia elétrica requer e prevenir acidentes de trânsito envolvendo trios elétricos e a rede elétrica no Carnaval. É com esse objetivo que a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia – Detran assinaram um Termo de Cooperação Técnica. A cerimônia de assinatura aconteceu no último dia 09 na Diretoria Geral do Detran, na Avenida Antônio Carlos Magalhães. Estiveram presentes o Superintendente Comercial da Coelba, Emmanuel Lopo, o Diretor Geral do Detran, Lúcio Pereira, e o Diretor de Educação para o Trânsito, Carlos Moura.
Além de participar da inspeção e vistoria dos trios elétricos e carros de apoio que circularão durante o Carnaval – ação a ser realizada pelo Detran -técnicos de Segurança da Coelba ministrarão curso para três turmas de condutores desse tipo de veículo hoje (21) e 22 de fevereiro.
No treinamento, além da conscientização quanto aos riscos de incidentes e acidentes com a rede elétrica – seja no circuito do carnaval ou nas áreas de dispersão e trajetos – os técnicos da distribuidora disseminarão informações preventivas, técnicas e legais, sempre alertando aos motoristas para a importância de manter distância segura da rede, a fim de evitar acidentes. “A parceria com o Detran fortalecerá as ações de segurança com a rede elétrica realizadas pela Coelba”, explica Emmanuel Lopo, Superintendente Comercial da Coelba.
Com as informações passadas pelos técnicos, o Detran realizará ações educativas com foliões, artistas e profissionais que trabalham no Carnaval orientando para a importância da prevenção dos acidentes. As ações do Detran integram a campanha “O Detran não deixa você na mão” que chama atenção para os serviços que serão oferecidos aos foliões e para o risco da mistura álcool, celular e direção. “A nossa preocupação é que todos os profissionais envolvidos no Carnaval tenham condições de evitar acidentes, principalmente os que estão em cima dos trios. Por isso, decidimos ter essa ação integrada com a Coelba", informou o Diretor Geral do Detran, Lúcio Gomes.
Altura e largura máxima dos veículos
Conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a dimensão máxima dos veículos, já considerando ampliação e elevação das estruturas metálicas, bem como utilização de adereços, deve ser de 2,60 de largura e de 4,40 de altura.
Vale destacar que a largura máxima deve ser considerada de forma que o veículo trafegando pelo centro do caminho pré-definido fique afastado a, pelo menos, 3 metros da rede elétrica de distribuição aérea, considerando as pessoas que possam estar na parte de cima da estrutura.
Já o comprimento máximo do veículo deve ser avaliado juntamente com o circuito de passagem do trio, objetivando a avaliação do risco de colisão com os postes da rede elétrica de distribuição nas manobras necessárias.
Cabe aos responsáveis pelos trios elétricos cuidar para que o trajeto até o circuito da festa seja realizado dentro de uma rota previamente analisada e, em caso de alguma necessidade, a Coelba deve ser solicitada para que, após vistoria no local, seja liberada a passagem.
Os veículos devem trafegar com a menor altura possível e não podem ser dotados de estruturas que lancem água, serpentinas ou qualquer tipo de material metalizado que possa entrar em contato com a rede elétrica de distribuição causando curto-circuito.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE SEGURANÇA COM A REDE ELÉTRICA PARA CONDUTORES DE TRIOS E CARROS DE APOIO:
– Atenção: os locais do circuito do carnaval foram preparados para a circulação de veículos do carnaval, porém os caminhos alternativos possuem travessias de rede que dificultam a passagem desses automóveis.
– O percurso dos veículos deve, necessariamente, ser feito respeitando-se os critérios de segurança e em locais onde a rede da Coelba foi preparada para tal.
– Na área de dispersão, as pessoas/convidados devem ser orientadas a descer dos veículos e deve ser respeitada a altura limite de 4,4 metros no momento da retirada de estruturas, instrumentos musicais, adornos, equipamentos e quaisquer objetos metálicos que estejam em cima do trio, a fim de evitar acidentes.
– As pessoas que trabalham em cima dos trios e carros de apoio não devem levantar fios da rede elétrica durante o tráfego desses veículos, especialmente nas áreas de dispersão.
– Em caso de fios ou obstáculos, ligue imediatamente para a Coelba (0800 071 0800) e não permita intervenções por pessoas não autorizadas e capacitadas.
Fonte: Coelba