Bahia

Coelba distribui 4 mil lâmpadas para consumidores residenciais de comunidades de Alagoinhas e Feira de Santana

Objetivo da ação é contribuir para a redução do consumo de energia destes consumidores

NULL
NULL

 src=A substituição de uma lâmpada incandescente por uma LED pode significar uma economia de energia da ordem de 83%. Com o objetivo de ajudar os consumidores na substituição das lâmpadas incandescentes e, consequentemente, na redução do consumo de energia, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, realizará, de 16 a 19/11 em Alagoinhas, e de 22 a 25/11 em Feira de Santana, a troca de lâmpadas incandescentes por LED. Os clientes destas regiões que atenderem aos critérios poderão receber até seis lâmpadas LED. Em Alagoinhas, a inscrição será realizada, das 09h às 16h, na Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Avenida Severino Vieira, S/n, Jardim Petrolar. Já em Feira de Santana, será das 09h às 16h, no Centro Social Urbano, que fica na Rua Tostão, s/n, Cidade Nova.

Para participar, os interessados – consumidores de comunidades populares e rurais, deverão se dirigir ao local indicado com a conta de energia do último mês, documentos pessoais e as lâmpadas incandescentes. A ação integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Critérios para participação no projeto:

– Ser cliente residencial ou rural-residencial;

– Estar cadastrado na Tarifa Social de Energia (TSEE) ou ser morador de comunidade popular;

– Apresentar a conta de energia do último mês paga;

– Não ter débitos com a Coelba;

– Entregar até seis lâmpadas incandescentes para a troca.

COELBA ORIENTA COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

Além das lâmpadas, os clientes que participarem do projeto receberão material com importantes dicas de economia de energia que ajudam, ainda mais, na redução da conta. Para ajudar o consumidor a adequar o valor a pagar ao orçamento familiar, sem necessariamente abrir mão do conforto, a Coelba observa que os clientes podem adotar comportamentos econômicos e evitar desperdícios. A seguir, algumas dicas podem auxiliar na mudança de comportamento das famílias para que se obtenha o melhor desempenho dos equipamentos elétricos, enquanto se busca o consumo eficiente de energia.

Aparelhos elétricos de refrigeração, como geladeiras e ar-condicionados, e de aquecimento, como ferros de passar e chuveiros, são os que mais demandam energia no ambiente doméstico e, por isso, deve-se evitar que permaneçam ligados por longos períodos. Quando em mau estado de conservação, os refrigeradores chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Para evitar desperdício de energia, freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, longe de qualquer fonte de calor e com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. Outra orientação é observar periodicamente a borracha de vedação que, uma vez ressecada, é causa de um dos maiores desperdícios de energia. 

No caso do chuveiro elétrico, o recomendável é colocá-lo sempre na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia. Os fornos e os ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. É importante otimizar seus funcionamentos para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o equipamento com frequência.

Estar atento para o uso de itens como churrasqueiras elétricas e grills. Mesmo eventual, a ligação desses equipamentos deve ser avaliada.  A melhor opção é substituir os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás. O uso de aparelhos de som em alto volume, bem como de ventiladores na velocidade máxima, resulta também em maior gasto de energia.

Para o ar condicionado, a orientação é ajustar para a temperatura confortável (cerca de 23° C). A utilização do timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar ajuda na economia. Após a refrigeração do cômodo, o usuário pode recorrer a ventiladores para manter o clima agradável. Uma dica importante é promover com regularidade a manutenção e a limpeza desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico já que a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

Um ambiente pintado em cores claras e que fique com as janelas abertas o maior tempo possível também contribui para a eficientização do consumo de energia. Para obter um consumo racional de energia e assegurar contas livres de inconvenientes, a Coelba aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel de energia, que indica os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.

Fonte: Coelba