Bahia

Coelba comemora Semana do Meio Ambiente com exposição de realidade aumentada

Trata-se de um grande painel eletrônico que mostra o caminho percorrido pela energia elétrica desde sua geração, nas usinas hidrelétricas

NULL
NULL

 src=Para comemorar a semana do Meio Ambiente, que acontece de 05 a 09 de junho, a Coelba vai promover no Salvador Shopping, em Salvador, uma exposição  sobre o universo da energia elétrica, utilizando um recurso tecnológico virtual pouco difundido no Brasil: o da realidade aumentada.

Trata-se de um grande painel eletrônico que mostra o caminho percorrido pela energia elétrica desde sua geração, nas usinas hidrelétricas, até a chegada em nossas residências. A instalação ficará no primeiro piso do Salvador Shopping  e poderá ser “explorada” com auxílio de tablets customizados que funcionam como lupas para guiar os visitantes. As lupas possuem um software que transforma as ilustrações do painel em realidade aumentada.

Apesar de muito difundida no exterior, a tecnologia da realidade aumentada ainda é pouco conhecida no Brasil. Por isso, a exposição promovida pela Coelba será uma oportunidade única para os baianos  interagirem com a novidade e aprenderem mais sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica. A ação é organizada pelo Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela ANEEL.

No total, o painel eletrônico exibe 41 itens interativos que, ao serem consultados, “saltam” da tela com movimento em 3D e apresentam a cena, com auxílio de uma locução. Além dos “Caminhos da Energia”, o visitante vai poder aprender mais sobre “Eficiência Energética” e receber uma série de dicas de segurança com energia elétrica para pôr em prática em casa e nas ruas.

O aplicativo utilizado nos tablets da exposição possui ainda uma versão para download compatível com o sistema operacional Android, o que vai permitir que visitantes interajam também com  a exposição em seus próprios  celulares.

Além disso, os consumidores residenciais que forem a exposição, munidos da última conta de energia e levarem lâmpadas incandescentes ou Halógenas de no mínimo 40 Watts e  atenderem aos critérios do programa, vão poder realizar a troca dos modelos ineficientes por lâmpadas de LED.

  Critérios para troca de Lâmpadas Incandescentes ou Halógenas por LED:

Troca de Lâmpadas

Ser cliente residencial da Coelba;

Cada titular da conta de energia, limitado a uma unidade consumidora, poderá trocar até 5 (cinco) lâmpadas incandescentes ou Halógenas, de no  mínimo 40W, por um modelo LED com selo PROCEL; 

Documentos Necessários:

Conta de energia original do último mês;

Documentos pessoais (RG e CPF).

Fonte: Coelba