A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 53 ocorrências até às 16h30h desta segunda-feira (5). As chuvas devem permanecer na capital baiana até o próximo final de semana.
De acordo com o órgão, foram oito ameaças de desabamento, seis ameças de deslizamento, três árvores ameaçando cair, um desabamento de muro, um desabamento parcial, quatro deslizamentos de terra, um destelhamento, dois incêndios, três infiltrações e 24 orientações técnicas.
As chuvas devem continuar até esta terça-feira (6) com a atuação de um cavado (região de baixa pressão atmosférica) sobre o litoral do Nordeste intensificando a convergência de umidade. Na quarta-feira (7), há a tendência de que as chuvas diminuam devido ao enfraquecimento da convergência de umidade. Entre quinta (8) a domingo (11), a presença de uma massa de ar quente e seco ganhará força, reduzindo as chances de chuva na capital.
Os maiores acumulados de chuvas registrados em 12 horas pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), divulgados às 16h desta segunda-feira (5), foram registados no Centro (20,6mm), Matatu (18,4mm), Calçada (17,8mm), Retiro (17,6mm) e Campinas de Brotas (17,4mm).
A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.