A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou na manhã desta quarta-feira (25) vistorias em imóveis no bairro de Boa Vista de São Caetano, em Salvador. Na noite de terça-feira (24), 12 casas do bairro foram destelhadas após serem atingidas pelos fortes ventos que atingem a cidade.
De acordo com o órgão, após as vistorias, oito casas tiveram que ser esvaziadas por causa do risco de infiltração, decorrente às chuvas que atingem Salvador desde a noite. Os moradores foram encaminhados à Codesal para cadastramento. Ninguém ficou ferido.
Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), a velocidade do vento chegou a 16,6 km/h, no final da tarde de terça-feira.
“Apesar da baixa velocidade registrada na noite de ontem, o que pode ter ocorrido foi a canalização do vento, uma vez que aquelas áreas ficam em uma baixada (vale) que, geralmente, contribuem para aumentar o fluxo do vento”, explica o meteorologista do Cemadec, Ricardo Rodrigues. De acordo com ele, a frente fria que atinge a capital baiana, aumenta a nebulosidade, as chuvas e a velocidade dos ventos.
Bahia/ba// Figueiredo