Bahia

Codesal contabiliza 15 deslizamentos de terra nesta quarta (16)

Os locais que foram registrados os maiores acumulados de chuvas em 24h foram: Nova Esperança, Sussuarana, Nova Brasília, Novo Horizonte e Mussurunga

Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 72 solicitações até às 17h desta quarta-feira (16). De acordo com o boletim divulgado pelo órgão, foram três alagamentos de imóveis, 10 ameaças de desabamento, duas ameaças de desabamento de muro, 20 ameaças de deslizamento, uma árvore ameaça cair, 17 avaliações de imóveis alagados, um desabamento de imóvel, dois desabamentos parciais, 15 deslizamentos de terra e uma orientação técnica. 

Segundo a Codesal, as chuvas que ocorrem em Salvador, desde segunda-feira (14), são resultantes de ventos úmidos provenientes do oceano Atlântico, associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este sistema meteorológico ocasiona pancadas de chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia.

Os locais em que foram registrados os maiores acumulados de chuvas em 24h foram: Nova Esperança (83,8mm), Sussuarana (77,4mm), Nova Brasília (73mm), Novo Horizonte (72,8mm) e Mussurunga (67,2mm).

O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec) prevê para esta quinta-feira (17) céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 80% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamento e deslizamento de terra.