Bahia

Codecon autua embarcação da mesma empresa dona de lancha que virou em Mar Grande

Segundo Codecon, embarcação não oferecia informações sobre segurança.

NULL
NULL

Embarcação Cavalo Marinho I, que se envolveu em acidente em agosto do ano passado (Foto: Afonso Santana/Arquivo pessoal)

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Salvador autuou a embarcação “Cavalo Marinho III”, que é da mesma empresa dona da “Cavalo Marinho I”, a qual se envolveu em um acidente deixando 19 mortes no dia 24 de agosto do ano passado.

O G1 não conseguiu contato com a empresa CL Transportes até a publicação.

A lancha foi autuada no Terminal Náutico, em Salvador, por não demonstrar aos passageiros a bordo informações sobre a utilização dos coletes salva-vidas, bem como instruções de como se comportar em situações de perigo durante a travessia.

Com a autuação, o proprietário da Cavalo Marinho III tem até 10 dias para apresentar defesa e, se pertinente, a Codecon poderá aplicar multa, que varia de R$ 300 a R$ 6 milhões.

Conforme a Codecon, é obrigação que passageiros sejam orientados pelos tripulantes sobre a localização e o uso dos equipamentos de resgate, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos (NCPCs).

“As demonstrações devem orientar como o consumidor tem de se comportar na embarcação e em situações emergenciais. As orientações podem ser dadas pelos marinheiros ou através de vídeos nos monitores da embarcação”, disse, em nota, o diretor-geral da Codecon, Alexandre Lopes.

O auto de infração é feito quando o estabelecimento é reincidente ou a infração é muito grave. A autuação ainda permite a formação do processo administrativo e dá chance de defesa em prazo previamente estabelecido.

Fonte: G1 // AO