Bahia

Cinco focos de incêndio persistem na Chapada Diamantina

Área devastada equivale a 30 mil campos de futebol

NULL
NULL

Uma área equivalente a 30 mil campos de futebol foi devastada pelo fogo na Chapada Diamantina, na Bahia. O incêndio, que começou há 25 dias, ganhou força há uma semana e atingiu a unidade de conservação do Parque Nacional da Chapada.

O governo da Bahia informa que o incêndio está controlado, mas diz que ainda há cinco focos não debelados: "A situação ainda é crítica, mas conseguimos controlar o avanço do fogo. O que temos hoje são focos localizados", afirma o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler.

A maior dificuldade é que parte dos focos estão em locais de difícil acesso, como montanhas e vales, onde nem mesmo os helicópteros conseguem pousar para levar e buscar brigadistas.

As localidades de Morro Branco, Barro Branco e Campo de São João – onde já foram registradas labaredas com mais de dez metros de altura – são as mais afetadas.

Também há focos de incêndio nas cidades de Mucugê e Seabra, que ficam fora da área do parque nacional. Além dos cinco principais focos, o fogo também atinge regiões de escarpas de montanhas, como na serra da Bacia. 

Ao todo, 96 bombeiros e cerca de 50 brigadistas voluntários atuam para debelar o fogo com o apoio de 11 aeronaves. Outros 40 homens e duas aeronaves devem reforçar a operação.

(Foto: Reprodução)