No próximo sábado (7), a Casa da Felicidade, no Rio Vermelho, será palco da segunda edição do Nilo Fashion Street, evento que celebra a comunidade construída em torno da Nilo Company. Criado em julho de 2023 por Wil da Nilo, CEO e diretor criativo da marca, o desfile propõe um espaço de encontro, troca e fortalecimento de identidades, com um foco especial na valorização da arte e do empreendedorismo das periferias de Salvador. Além disso, busca gerar uma rede de apoio, incluindo parcerias com artistas e empreendedores locais, que irão mostrar suas artes durante o evento.
Para fazer parte da celebração, é necessário, primeiramente, vestir ao menos uma peça da marca e adquirir o ingresso gratuito neste link ou na biografia do Instagram (@nilocompanybr). Além disso, o evento reflete a essência da Nilo Company, que combina moda com propósito social e cultural. Ademais, além de apresentar a nova coleção da marca, o Nilo Fashion Street busca destacar talentos locais e reforçar a importância de fomentar iniciativas que alavanquem artistas e empreendedores periféricos
“Queremos que este seja um espaço não só de moda, mas também de conexão e inspiração. A ideia é retribuir à comunidade que faz parte da história da Nilo, enquanto impulsionamos outras iniciativas que compartilham do mesmo propósito. Agradecer a todas as pessoas que tornam e continuam tornando a Nilo possível”, afirma Wil da Nilo.
1ª edição da Nilo Fashion Street
A primeira edição, realizada sem muitos recursos, foi um marco para a Nilo. “Aprendemos que nada vence o planejamento e a rede de apoio. A execução foi possível graças à fé e à vontade, não só da equipe interna, mas também do público, que acreditou no evento e fez acontecer”, relembra o CEO. Muitos amigos e admiradores da Nilo se voluntariaram para ajudar com a entrada do público, decoração e até a distribuição de doces e salgados.
Moda com propósito
Todas as coleções apresentadas pela Nilo desde Di$tinto trazem críticas sociais como parte da identidade da marca. Em particular, destaca-se a coleção Graffitti, lançada em dezembro de 2024, a qual presta homenagem à arte de rua e ao debate sobre sua relevância como expressão artística. Além disso, a coleção de Atleta, lançada em julho de 2024 no contexto das Olimpíadas, levantou a discussão sobre a falta de visibilidade e apoio aos esportistas brasileiros
Entretanto, o grande momento da noite será a apresentação de Rios de Sangue, a nova coleção da Nilo em primeira mão, uma coleção que quebra o padrão cromático da marca ao introduzir peças em tons de rubro-sangue e bege areia. “Quisemos provar que podemos fazer algo diferente sem perder nossa essência”, explica Will. A coleção também traz uma mensagem poderosa sobre a importância da doação de sangue, incentivando a geração atual a adotar o hábito como um ato de altruísmo.
A essência da comunidade Nilo
Desde o início, a Nilo valoriza a construção de um espaço que priorize a representatividade e o fortalecimento coletivo. “Toda seleção para nossos eventos reflete essa construção de comunidade que tanto valorizamos. Por isso, sempre convidamos pessoas próximas ao nosso ciclo, que já tiveram alguma troca com a Nilo ou com nosso público. Priorizamos, especialmente, pessoas negras, periféricas e de grupos minoritários. Nossa proposta é alavancar quem vem de uma realidade parecida com a nossa”, afirma Wil.
Essa filosofia se estende à organização do evento, que abriu espaço para que microempreendedores pudessem divulgar seus trabalhos. “Para que a Nilo possa oferecer oportunidades hoje, alguém precisou fazer isso por nós antes. Acreditamos no dever de retribuir e ajudar aqueles que estão na mesma frequência que a Nilo está”, complementa o CEO.
Streetwear com identidade e clima local
O Nilo Fashion Street também reforçou a missão da marca de ressignificar o streetwear. “Nosso objetivo é trazer o streetwear para algo mais real e identitário, adaptado ao clima quente e úmido do nosso estado”, destaca Wil. A marca aposta em cores claras e peças respiráveis, propondo um estilo que representa a verdadeira essência das ruas e não se perde nas tendências globais.
Um evento único em Salvador
Como um dos poucos desfiles promovidos por uma marca independente na cidade, o Nilo Fashion Street se destaca por integrar moda, cultura e comunidade. “Esperamos alcançar ainda mais o afeto e engajamento da nossa comunidade. Queremos que nossos clientes se sintam tão integrados ao lifestyle da Nilo que fiquem indignados que outras pessoas ainda não conheçam a marca”, afirma Wil.