Tradição

Devotos exaltam fé e amor por Santa Bárbara em missa campal no Pelourinho

Em 2024, a Festa de Santa Bárbara completa 383 anos de existência

Festa de Santa Bárbara
Foto: Vagner Souza/PS Notícias

Os devotos de Santa Bárbara se reúnem desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (4) no Centro Histórico de Salvador, para homenageá-la com demonstrações de amor e fé. No Largo do Pelourinho, onde foi realizada uma missa campal, uma multidão vestida de vermelho e branco reverenciou a padroeira e Iansã, unindo a tradição católica e de religiões de matriz africana.

Baiana de acarajé, Eliane Oliveira, de 75 anos, vem do Rio de Janeiro para a festa. “Venho todo ano para a festa de minha mãe Iansã. Anteontem assisti a missa, ontem também, mas só que eu cheguei atrasada hoje e fiquei aqui fora”, disse, aos risos.

“Sou filha de Iansã, equede de Ogum e tenho um amor enorme pra ela, porque ela faz tudo por mim. Sou baiana de acarajé no Rio, então não tenho muita coisa para falar, a não ser agradecer a ela e Obaluaê”, declarou ao Portal PS. Em 2024, a Festa de Santa Bárbara completa 383 anos de existência.

Foto: Vagner Souza/PS Notícias

Filhos do poder e da alegria

Agente do setor cultural em Madre de Deus, Rita Pinheiro também não perde a oportunidade de agradecer todos os anos e destacou a relação do baiano com a padroeira dos bombeiros e dos mercados.

“A demonstração de fé do baiano é muito visível e com Santa Bárbara não é diferente. Os filhos de Santa Bárbara são os filhos do poder e da alegria”, definiu, revelando que se tornou devota após duas cirurgias no joelho. “Só tenho a agradecer”, pontuou.

Foto: Vagner Souza/PS Notícias

Quem também marcou presença na festividade foi ator baiano Evaldo Macarrão, o “Jupará” da reedição da novela Renascer, da Rede Globo.

“Eu cresci vendo essa festa, com meus pais me trazendo pra cá. Estou muito emocionado, feliz e realizado por estar aqui. É uma festa que todo mundo se veste de vermelho e branco em saudação a Santa Bárbara nesse encontro com Iansã. A gente saúda Santa Bárbara e grita ‘Eparrei Oya!’. Isso é muito bonito, porque é a relação de fé e encontro das crenças”, enfatizou o ator.

Programação da Festa de Santa Bárbara

A Festa de Santa Bárbara abre o calendário de festas populares da Bahia. A programação da festa em 2024 começou às 6h com alvorada festiva, na Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Homens Pretos; seguida por salva de clarins, às 8h, na sacada da sede do CCPI e missa campal no Largo do Pelourinho. Após a missa, ocorre a procissão com sete andores decorados com santos católicos pelas ruas do Centro Histórico.

No turno da tarde, o público vai poder conferir shows gratuitos nos largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água, Pedro Archanjo e no Pelourinho.

Foto: Vagner Souza/PS Notícias

No palco principal da Festa (Largo do Pelourinho), os shows começam às 14h30, com a cantora Illy e o projeto “Samba de Djanira”, que apresenta os clássicos do samba nacional.

Às 16h30, quem sobe ao palco é a cantora Marcia Short, com o show “Portal Black”, no qual a artista exalta as vozes da MPB (Música Preta Brasileira). Encerrando a programação no Largo do Pelourinho, às 18h30, sobe ao palco o Samba de Oyá, grupo feminino que faz reverência aos orixás em seu repertório. A festa será comandada pelo mestre de cerimônia Jorginho Commancheiro.

No Largo Pedro Archanjo, a cantora Silvia Britto sobe ao palco, às 11h, na sequência, às 13h30, é a vez do grupo Bambeia se apresentar e o encerramento da festa no largo será às 15h30, com o grupo de samba O Pretinho e o show “Eparrey Oyá”. No Largo Tereza Batista, às 14h, DJ Raffa Maciel faz a abertura do show do Grupo Movimento, que começa às 16h30. Já no Largo Quincas Berro D’Água, as apresentações iniciam às 14h, com Viola de Doze e às 16h30, com o grupo Catadinho do Samba, formado por moradores e ex-moradores do Pelourinho. Todos os shows são gratuitos.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.