O município de Abaré, no Território Itaparica, foi contempladas com 63 novos barreiros e trincheiras para armazenamento de água. A iniciativa é do Governo do Estado e executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A implantação da tecnologia sanitária será realizada ainda nesta semana nos aldeamentos de Icó, Angico, Curralinho, Escalavrado, Fortuna, Garajau, Lajes, Malhada Grande, Malhador Zé Grande, Passagem Funda, Pau de Colher, Pereiro, Poço do Umbuzeiro, Quixaba, Salinas, Taboas e Umbuzeiro do Remo.
Os aldeamentos integram a Associação Comunitária Indígena Tuxi da Aldeia Curralinho e Região. Morador do Aldeamento Icó, onde o primeiro barreiro foi construído, Neguinho Monteiro comemora: “Aqui ficou muito bom e, com fé em Deus, quando vier a chuva, ele vai segurar os 500 mil litros de água. Ficou uma beleza”.
Os beneficiários estão sendo atendidos com assistência técnica e extensão rural (Ater), por meio da Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha), organização contratada pelo projeto Bahia Produtiva, e contam também com o acompanhamento de um Agente Comunitário Rural (ACR).