Pelo menos sete cidades do interior da Bahia divulgaram nesta terça-feira (18), as informações para a realização de matrículas em escolas da rede municipal. Confira o calendário e documentos necessários abaixo:
Alagoinhas
As matrículas para o ano letivo de 2023 irão iniciar no dia 26 de janeiro para as escolas da Rede Municipal de Ensino de Alagoinhas. O processo segue até o dia 10 de fevereiro. De acordo com o secretário de Educação, as matrículas podem ser feitas em qualquer unidade de ensino, desde que haja vagas disponíveis nas 78 escolas municipais.
– Documentos necessários: Original do Histórico Escolar (exceto para Educação Infantil); Certidão de Nascimento; RG – (original e cópia); CPF – (original e cópia); Cartão SUS – (original e cópia); Cartão Cidadão; Caderneta de Vacinação; Comprovante de Residência; 2 fotos 3×4.
Será obrigatório a entrega da cópia do Cartão de Vacinação COVID -19 para os estudantes de 12 anos ou mais, no ato da matrícula. O início das aulas para alunos matriculados no ano letivo de 2023 está previsto para 27 de fevereiro.
– Confira o calendário de matrículas 2023:
Dias 26 e 27 de janeiro: Renovação e matrícula de estudantes com deficiência
De 30 de janeiro a 2 de fevereiro: Matrícula e renovação nas creches municipais e de estudantes da rede que permanecerão na mesma escola
De 3 a 8 de fevereiro: Matrícula de estudantes que vão mudar para outra escola da rede
Dias 9 e 10 de fevereiro: Matrícula de estudantes novos
Conceição do Coité
As matrículas para o ano letivo de 2023 irão iniciar no dia 30 de janeiro. De acordo com a Prefeitura de Conceição do Coité, as vagas ofertadas na Unidade Escolar serão destinadas preferencialmente nas localidades mais próximas da escola, considerando a série, ano e o nível de ensino do candidato.
O processo de matrícula para o ano letivo de 2023 será reaberto no dia 30 de janeiro e segue até 03 de fevereiro de 2023.
Alunos com até 14 anos devem ser matriculados obrigatoriamente no período diurno. Os pais devem se atentar à idade mínima para matrícula, que é de 3 anos completos até 31/03/2023 para creches, 6 anos para ensino fundamental na primeira etapa e 15 anos para Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Público Alvo da Educação Especial segue o processo regular de matrícula.
– Documentos necessários: Original do Histórico Escolar (exceto para Educação Infantil); Certidão de Nascimento; RG – (original e cópia); CPF – (original e cópia); Cartão SUS – (original e cópia); Número de Identificação Social (NIS); Caderneta de Vacinação; Comprovante de Residência; 2 fotos 3×4.
Feira de Santana
As matrículas para estudantes que desejam ingressar em uma das 207 escolas municipais de Feira de Santana vão ocorrer de 6 a 24 de fevereiro. Os estudantes aprovados que vão permanecer na escola têm sua matrícula renovada automaticamente, após confirmação da família.
– Documentos necessários: Original do Histórico Escolar (exceto para Educação Infantil); Certidão de Nascimento; RG – (original e cópia); CPF – (original e cópia); Cartão SUS – (original e cópia); Caderneta de Vacinação; Comprovante de Residência; 2 fotos 3×4.
Para o aluno beneficiário do programa Bolsa Família, é também necessária a cópia do cartão em nome do pai, mãe ou responsável legal com o respectivo original.
Santo Antônio de Jesus
Pais e responsáveis podem realizar a matrícula para o ano letivo de 2023 de forma online ou presencial. O modelo híbrido, é de preferência realizado de forma online, mas também utiliza o meio presencial para os que não possuem acesso a tecnologia ou necessitem de ajuda.
A primeira etapa aconteceu entre os dias 09 e 17 de janeiro, será exclusivamente para os estudantes da rede municipal de ensino, através do site oficial.
Os responsáveis que precisam de ajuda devem se dirigir a Central de Matrícula, na Estação Cidadania, na praça Praça Céus, no bairro URBIS I.
A segunda etapa, destinada aos alunos externos, deve acontecer entre 23 e 28/01/2023. Nesse período haverá necessidade da presença do responsável para entrega dos documentos.
Itaberaba
As matrículas para o ano letivo de 2023 podem ser realizadas até 20 de janeiro. O prazo de renovação automática se encerrou no dia 9 e o município está na fase dos desistentes. irão iniciar no dia 26 de janeiro para escolas da Rede Municipal de Ensino de Alagoinhas. O processo segue até o dia 10 de fevereiro.
O horário de funcionamento das escolas é das 8h às 12h e das 14h às 17h. Não é necessário o uso de senhas.
A expectativa para esse ano é de 12 mil alunos, entre novos e os que serão mantidos na rede.
Serrinha
As matrículas para o ano letivo de 2023 estão sendo realizadas nas unidades escolares. A renovação de matrícula ocorreu até o dia 16 de janeiro. A realização de novas inscrições se encerram no dia 3 de fevereiro.
Documentos necessários: Carteira de identidade ou certidão nascimento; 2 fotos 3x; Comprovante de residência; Histórico escolar ou, provisoriamente, a declaração; Carteira de vacinação e fator RH (para alunos de creche e pré-escola); Cartão do SUS; Certificado de reservista e título de eleitor (para os maiores de 18 anos); Carteira de identidade e CPF do responsável pelo aluno; Número de identificação social (NIS); Número de telefone para contato (opcional).
Para os alunos público alvo da educação especial, no ato da matrícula deverá ser preenchida a Ficha de Entrevista Familiar
Riachão do Jacuípe
As matrículas para o ano letivo de 2023 da rede municipal de ensino se encerram no dia 27 de janeiro, no município de Riachão do Jacuípe. Pais e responsáveis devem se dirigir até a escola municipal mais próxima e realizar a matrícula.
A Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Turismo lançou nesta semana a Caravana da Matrícula, com a intenção de dar mais comodidade aos pais e responsáveis que moram em comunidades rurais mais distantes a realizarem a matrícula da criança.
O ano letivo de 2023 está previsto para começar no dia 13 de fevereiro.