Um grupo de 15 ciclistas que participava de uma trilha no Parque Metropolitano de Pituaçu, neste domingo (24), foi saqueado e ficou em poder dos suspeitos por mais de 40 minutos.
Uma das vítimas relatou ao site local que, quando chegou ao km 12 do percurso, foi abordada por três homens armados. No local, outras 14 pessoas estavam agachadas e viradas para o matagal.
Ainda de acordo com a mulher, durante o período em que estiveram sob a mira das armas, nenhum segurança realizava ronda na área. “Afinal, reduziram o quadro de moto-rondas de 12 para 5, mas eles não iriam fazer nada, mesmo com arma e colete à prova de balas, porque eles só defendem árvores. É mole?!”, denunciou a vítima em uma rede social.
Em resposta ao bahia.ba, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), responsável pelo parque, informou que vai notificar a empresa contratante dos vigilantes para apurar o ocorrido e não confirmou a redução no número de profissionais que monitoram a área.
O Inema voltou a afirmar através da assessoria que responde apenas pela segurança patrimonial e que as demais providências ficam a cargo da Polícia Militar (PM). O órgão confirmou que uma reunião da administração do parque com a corporação vai redefinir as estratégias de monitoramento no local, embora a data e horário do encontro ainda não estejam confirmados.
O bahia.ba também entrou em contato com a 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e enviou email para a assessoria de comunicação da PM, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno.
Reprodução/Bahia.ba