Em mais um dia de ações nas cidades baianas atingidas pelas chuvas, o governador Rui Costa visitou os municípios de Itororó e Itapetinga nesta segunda-feira (27), para acompanhar de perto o trabalho das autoridades. Em entrevista, Rui afirmou que além do resgate das vítimas, inicia neste momento um trabalho de recuperação das cidades atingidas.
“O estrago é grande, e em uma extensão territorial gigantesca. É muito importante esse apoio dos outros estados. Ontem nós operamos com nove helicópteros, hoje chegaram dois do exército, então são onze, e junto a equipe dos bombeiros, estamos apoiando e resgatando pessoas, e agora que a água começa a baixar em várias cidades, nós vamos iniciar um trabalho de recuperação das cidades”, explicou.
“Nossa primeira providência é ajudar e acolher as pessoas, e a segunda medida, a gente já inicia em paralelo, que é fazer visitas técnicas para identificar o que vai ser preciso construir de novas casas, reparar, e eventualmente corrigir e reparar estruturas urbanas ou corrigir erros que foram cometidos ao longo de anos, como ocupação de leitos de rios ou de cabeceiras de pontes, o que representa um perigo enorme”, acrescentou.
O governador ainda pediu ajuda dos prefeitos para dar celeridade ao processo de cadastramento dos afetados. “Estou pedindo aos prefeitos que façam o mais rápido possível, o cadastro das pessoas que foram atingidas, o que é absolutamente urgente e necessário, porque quanto mais rápido a gente conseguir ajudar essas pessoas, mais rápido elas terão o mínimo de dignidade para voltar a suas vidas”, disse.