As fortes chuvas têm causado problemas para os moradores da cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Ao menos 18 famílias precisaram ser desalojadas por conta do deslizamento de terras. A Ponte do Marabá, que fica acima do Rio Cachoeira, teve que ser interditada por conta de enchente.
Nesta quarta-feira (5), a cidade segue com longos períodos de chuva, que começaram na segunda (3). De acordo com a Defesa Civil da cidade, nesta madrugada, choveu quase 60 milímetros, que é mais do que o dobro esperado para dois dias.
A previsão do Instituto Climatempo é de que siga chovendo até a sexta-feira (7). Um dos locais que mais tiveram prejuízos foi o bairro da Bananeira, que fica em uma área ribeirinha. Os moradores estão sendo assistidos pela prefeitura.
No bairro Ferradas, cerca de seis mil pessoas que moram nos condomínios Jubiabá e Gabriela ficaram ilhadas por conta do nível da água.
Outro transtorno causado pelas chuvas foi a interdição da ponte. O fluxo da água fez com que a correnteza levasse baronesas, um tipo de planta aquática, que se acumularam por todo o Rio Cachoeira. A prefeitura precisou fazer a limpeza das plantas com uma retroescavadeira.
G1 // AO