O município de Cachoeira, localizado no Recôncavo baiano, se tornou sede do Governo do Estado, na tarde deste sábado (25). A cerimônia tem como propósito ressaltar a importância do município durante as batalhas que resultaram na Independência do Brasil, que este ano celebra o bicentenário.
O evento possibilitou a libertação baiana do domínio da coroa portuguesa, em 2 de Julho do ano seguinte. A mudança simbólica da sede do governo ocorre desde 2007, quando a lei 10.695 foi aprovada.
A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa, que ressaltou a importância do dia para a história."Nessa data, assim como o 2 de Julho, a gente se sente orgulhoso de ser baiano. A Bahia e os baianos e baianas têm um destaque e uma força especial na história desse País, não só no curso civilizatório, mas uma presença forte na história, na música e cultura", afirmou Rui.
Fizeram parte da solenidade o desfile cívico, honras militares e o ‘Te Deum’, ato religioso em memória aos que lutaram pela independência, realizado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
O município foi contemplado ainda com a entrega de um Terminal Turístico. Para o equipamento, houve o investimento de R$4,4 milhões. O local conta com um novo píer com atracadouro flutuante e está integrado à requalificação urbana de uma praça adjacente, localizada às margens do Rio Paraguaçu, que banha parte da região do Recôncavo.
As obras foram realizadas por meio de parceria entre as secretarias estaduais do Turismo e da Cultura, via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).
A solenidade contou com a presença do secretário do Turismo, Maurício Bacelar, que destacou a importância do local e afirmou que a estrutura coloca a cidade como um dos grandes destinos turísticos do país. "Além de dar mais segurança ao turista, qualifica também o destino. Daqui deste terminal náutico, Cachoeira se coloca, definitivamente, enquanto patrimônio cultural e turístico da Bahia, se integrando à Baía de Todos os Santos com esse equipamento moderno".