Bahia

Cerca de 530 famílias do MST ocupam ruas de cidade no extremo sul da Bahia

Manifestantes reivindicam a suspensão de uma liminar de despejo

Divulgação/MST
Divulgação/MST

Cerca de 530 famílias do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) ocuparam as ruas do município de Itabela, no extremo sul da Bahia, na manhã desta segunda-feira (29), para reivindicar a suspensão de uma liminar de despejo.

De acordo com o MST, o documento assinado pela juíza Tereza Julia do Nascimento, da Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cível e Comercial de Itabela, foi concedido no dia 15 de fevereiro deste ano, mas até então não havia sido cumprido pela Polícia Militar.

No entanto, conforme os manifestantes, foi agendado para esta segunda, uma reunião para tratar da execução da decisão judicial. Com a mobilização, as famílias acreditam que a juíza vai analisar os pedidos de suspensão de despejo que foram feitos pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) e pelos acampados.

Ainda segundo o MST, a área não cumpre com a função social, porque "estava praticamente abandonada pelos herdeiros do suposto proprietário quando foi ocupada pelas família em fevereiro deste ano".