Bahia

Center Lapa orienta população sobre a doença falciforme e recebe doação de sangue

Ação também vai fazer o cadastro para doação de medula óssea e teste para detectar a doença falciforme

NULL
NULL

Para marcar o Dia Nacional de Luta Pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, lembrado no dia 27 de outubro, o Shopping Center Lapa e a Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) vão promover a II Semana sobre a Doença Falciforme. Com ações educativas e assistenciais, o evento que acontece entre os dias 24 e 28, na Praça de Eventos, no piso L1 do shopping, será aberto ao público. Além de palestras e rodas de conversas, a ação vai fazer a coleta de bolsas de sangue, o cadastro para doação de medula óssea e o teste de identificação da doença falciforme. O evento também vai promover uma ação especial para o público infantil, no dia 28, das 9h às 16h. Entre as atividades estão contação de histórias, dança, cantigas de roda, teatro de fantoche, jogos, brincadeiras de circo e pintura facial.

A Semana sobre a Doença Falciforme tem o objetivo de informar e esclarecer a população sobre os sinais e sintomas da doença e também sobre a detecção precoce que é fundamental para o acompanhamento, tratamento e melhora da qualidade de vida das pessoas que vivem com a patologia. O evento conta com apoio da Fundação Hemocentro da Bahia (HEMOBA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Fórum Acadêmico de Saúde (FAZ), Levante Popular da Juventude, das Ligas Acadêmicas LAHEBA e LAED, Instituto de Saúde Coletiva, Cogitare, Grupo de Estudos sobre Mulheres (GEM) e Programa de Atenção as Pessoas com Doenças Falciformes (PAPDF).
 
Sobre a Doença Falciforme
A doença falciforme é um conjunto de distúrbios que causam a deformação e destruição dos glóbulos vermelhos. Conhecida como a doença que provoca fraqueza óssea, os principais sintomas da enfermidade são: anemia crônica, icterícia (cor amarelada na pele e nos olhos) e dores nos ossos, músculos e articulações. Os tratamentos incluem medicamentos, transfusões de sangue e, em casos raros, o transplante da medula óssea. Em Salvador, o diagnóstico pode ser feito nas unidades básicas de referência e o tratamento completo é realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Assessoria de Imprensa do Shopping Center Lapa (FA)