Bahia

Centenário da Avenida Sete de Setembro é tema de Livro

Lançamento acontece hoje, às 18h, na sede do Conselho Regional de Engenharia

NULL
NULL

Lançamento  acontece hoje, às 18h, na sede do Conselho Regional de EngenhariaAssociando-se às comemorações relativas ao transcurso do centenário da Avenida Sete de Setembro, a Assembleia Legislativa lança nesta quinta-feira, às 18h, na sede do Conselho Regional de Engenharia (Crea), o livro Avenida Sete de Setembro, do engenheiro, fotógrafo e escritor José Spínola. A obra editada pelo programa Assembleia Cultural é fruto de meticulosa pesquisa realizada pelo autor, documentada com reproduções primorosas de fotografias antigas da avenida símbolo de Salvador, bem como imagens surpreendentes da atualidade. 
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal da Bahia, o presidente do Legislativo, deputado Marcelo Nilo, elogiou o meticuloso trabalho realizado pelo autor que “homenageia não apenas a avenida Sete, mas toda a Salvador por possibilitar às novas gerações (com imagens fantásticas) a história da velha avenida, que tantas vezes percorri a pé na época de estudante, quando a área central de nossa capital pulsava de forma mais forte”. 
Para ele, trata-se de um documento importantíssimo trazido à luz pelo programa Assembleia Cultural, que se enquadra exatamente no escopo do que o Legislativo pretende com o seu programa editorial: Preservar a memória histórica e cultural da Bahia, resgatar obras importantes fora dos catálogos das editoras comerciais e possibilitar a novos escritores e pesquisadores a oportunidade de publicarem suas primeiras obras”. 

O LIVRO 
O volume tem 140 páginas e foi editado pela P55, recebendo tratamento especial. É um livro com capa dura, em policromia, impresso em papel couchê, com tamanho diferenciado, pois tem corte horizontal. As fotografias atuais, a partir de 2005 são de José Spínola, mas o volume reproduz também imagens de Edgard de Cerqueira Falcão (Relíquias da Bahia) e Gilberto Ferrez (Velhas Fotografias da Bahia). O lançamento será na sede do Crea, entidade na qual o autor é tesoureiro, localizada na rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, na subida do Vale do Ogunjá para o Engenho Velho de Brotas.

Fonte: ALBA