Completando 278 anos, a Lavagem do Bonfim, a maior festa religiosa da Bahia, retorna em 2023 com o tradicional cortejo saindo de Comércio em direção à Colina Sagrada, após dois anos de interrupção, devido a pandemia da Covid-19. Na quinta-feira (12), as atividades terão início às 6h, com a “Corrida Sagrada” e em seguida, às 7h, ocorrerá a saída da 8ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, que deverá reunir 20 mil pessoas no percurso de 8 km.
Às 8h acontecerá a cerimônia religiosa, denominada “Ato de Fé”, celebrada pelo pároco da Basílica da Conceição da Praia, padre Everaldo Pires da Cruz, e encerrada com o Hino ao Senhor do Bonfim, entoado pelo coral da Basílica. A queima de fogos na Rampa do Mercado anunciará o início do cortejo, com a presença de baianas, autoridades, entidades culturais e população seguindo a pé até a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim.
Na Colina Sagrada, o reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes, transmitirá uma mensagem da janela central da igreja, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim ao público. Em seguida, haverá a lavagem do adro da igreja e o recolhimento de doações de gêneros alimentícios.
A programação religiosa traz como tema “Há 100 anos cantando Glória a Ti neste dia de glória”, em homenagem ao bicentenário do Dois de Julho – a Independência do Brasil na Bahia.
Trânsito
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) preparou uma operação especial nas regiões em que o cortejo atravessa, entre esta quarta-feira (11) e o domingo (15). No total, mais de 90 barreiras serão instaladas e 250 agentes de trânsito vão atuar no esquema montado pela autarquia municipal.
No dia da lavagem, a interdição do tráfego de veículos nas vias por onde o cortejo passa ocorre a partir das 6h. Serão bloqueadas a Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e a Avenida Dendezeiros do Bonfim.
Além da interdição no trânsito, na quinta (12), a partir das 5h, trecho entre a Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe e da Avenida Engenheiro Oscar Pontes (até o Moinho Salvador) terá tráfego com sentido duplo. Já às 6h, a Rua Luiz Régis Pacheco passará a ter sentido único e o tráfego de veículos será interditado nas seguintes vias: Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Avenida Dendezeiros do Bonfim.
A partir da zero hora de quinta-feira (12), também haverá a proibição da circulação e estacionamento de veículos em diversas vias nos bairros do Comércio e Bonfim.
Travessia Salvador-Mar Grande
O acesso de veículos ao sistema ferry boat pelo terminal São Joaquim, no bairro do Comércio, será alterado por causa da Lavagem do Bonfim. Nesta quinta (12), os carros precisarão utilizar uma via exclusiva.
De acordo com a empresa que administra o sistema, a Internacional Travessias, os motoristas contarão com uma via exclusiva a partir das 6h, com início no túnel Américo Simas, além de desvios na rua Estado de Israel e na Avenida Oscar Pontes. Na data, o funcionamento do ferry segue normal, das 5h às 23h30, com saídas nos horários regulares, a cada hora, e viagens extras em caso de um aumento expressivo de demanda.
Policiamento
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) empregará o efetivo com aproximadamente 1.800 policiais militares no policiamento ostensivo da Lavagem do Bonfim 2023. No tradicional cortejo de oito quilômetros, haverá equipes da PM distribuídas em patrulhas e em 25 postos elevados de observação.
A PM também irá intensificar as ações ostensivas no entorno da festa e nas principais vias de acesso com a utilização de viaturas (carros e motos), base móvel, cavalos, helicóptero e drones.
Saúde
Para garantir a assistência aos fiéis e turistas que participarão da Lavagem, a Secretaria Municipal da Saúde montará um esquema especial de atendimento. Um módulo assistencial será instalado ao lado da Colina Sagrada, com funcionamento das 7h às 21h. A estrutura contará com dez leitos, sendo um leito de estabilização equipado com suporte avançado à vida.
Além disso, uma ambulância do Samu 192 ficará disponível no módulo para possíveis remoções nas ocorrências que necessitarem de transferências. Outras duas ambulâncias acompanharão o cortejo para o atendimento ágil de possíveis ocorrências no percurso entre o bairro do Comércio e a Colina Sagrada, no Bonfim.
No total, serão 23 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros colaboradores envolvidos na operação.