A celebração a Santa Bárbara, comemorada neste sábado (4), abre o calendário de Festas Populares da Bahia. O festejo costuma reunir milhares de pessoas pelas ruas do Centro Histórico. No entanto, a festa desse ano não seguirá a tradição de colorir o Pelourinho de vermelho, assim como foi em 2020. Ainda sim, os sinos que anunciam a chegada do povo estiveram presentes já nas primeiras horas de hoje.
Neste ano, as missas serão celebradas às 7h, 9h e 11h. Não há mais vagas para assistir a comemoração presencialmente. Quem não conseguiu fazer a reserva, pode acompanhar as celebrações ao vivo através do canal da Irmandade dos Homens Pretos – Salvador. Ainda hoje, acontecerá a transmissão da Live Cultural em louvor a Santa Bárbara, às 15h.
A santa, de origem turca, é celebrada na Bahia entre os católicos e os adeptos do candomblé, já que no sincretismo religioso, ela representa Iansã, orixá dos ventos e da natureza.
Tradicionalmente, no dia de Santa Bárbara, a imagem deixa a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e é levada para um palco no Largo do Pelourinho, onde uma missa campal é realizada. De lá, a procissão segue para o Quartel do Corpo de Bombeiros, também na região do Centro Histórico.