Para o Dia dos Pais, comemorado em 9 de agosto, a expectativa da CDL Salvador é de crescimento de vendas apenas para os setores que tradicionalmente têm grande movimento na data. É o caso do segmento de calçados, roupas e eletrônicos, mais especificamente o comércio de celulares.
Em média, há uma expectativa de crescimento de 2% para esses setores, comparado com 2014. Para o varejo, de maneira geral, as vendas devem ficar abaixo do que foi verificado no ano passado com uma redução de aproximadamente 5%.
“Geralmente, essa é uma data que movimenta alguns setores específicos. Para o de calçados e roupas, por exemplo, há uma expectativa maior. Mas para outros segmentos, apesar do apelo emocional, o impacto deve ser negativo na comparação com 2014, principalmente se descontarmos a inflação do período. Esse cenário é o reflexo da crise que estamos vivendo, que impacta em toda a economia e, diretamente, no poder de compra do consumidor”, avalia o presidente da CDL Salvador, Frutos Dias Neto.
Pelos cálculos da CDL Salvador, o gasto médio do consumidor na data deve ser em torno de R$ 95,00. O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para compras na cidade, perde para o Natal, Liquida Salvador e Dia das Mães, e supera as vendas no período junino.
Junho, apesar de reunir o Dia dos Namorados e festas típicas, movimenta muito alguns setores específicos e é significativamente importante para o comércio no interior, porém tem efeito inverso na capital, devido às viagens, férias escolares e menor número de dias úteis. "Com relação à tendência do mercado, a nossa expectativa é positiva para o segundo semestre. Acreditamos que já passamos pelo pior período", conclui Frutos Neto.
Fonte: Bahia Economica