Bahia

CBMBA realiza II Simulado de Emergência com Produtos Perigosos

A ação foi um simulado da corporação e faz parte do Curso de Operações em Emergências com Produtos Perigosos (COEPP)

NULL
NULL

Corre-corre, reféns e bombas compostas com artefatos químicos, biológicos, radiológicos ou nucleares. Esse foi o cenário de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar por volta das 2h desta terça-feira (10). A ação foi um simulado da corporação e faz parte do Curso de Operações em Emergências com Produtos Perigosos (COEPP).

O objetivo da instrução foi levar para a prática o que os alunos aprenderam durante três semanas de aulas. "A escolha do local para o simulado foi um diferencial: o metrô é um ambiente com inúmeras possibilidades, além de ter grande fluxo de pessoas, por isso toda estratégia utilizada tem que ser altamente precisa, tudo que fizemos durante a atividade foi exaustivamente analisado e altamente preciso", explicou o major BM Allan Guanais.

Os bombeiros militares especialistas neste tipo o de ocorrência chegaram ao local para lidar de forma correta com os produtos perigosos e a fazerem o resgate e a descontaminação das vítimas e da equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), assim como a evacuação da área.

Com 28 alunos, a turma do COEPP é composta por oficiais e praças bombeiros, também dos estados do Espírito Santo,  Roraima, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além de militares dos Fuzileiros Navais e Força Aérea Brasileira,  e policiais militares do Bope e da Companhia Independente de Policiamento Especializado  (Cipe Polo).

Durante as aulas, os alunos aprendem sobre as classes de produtos perigosos, gerenciamento e operação em diversas ocorrências envolvendo produtos perigosos, além de eventos intencionais,  com doutrina com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN).

Itatiaia Fernandes // SSP-BA