Bahia

Catedral Basílica do Santíssimo Salvador recebe fiéis para solenidade de Corpus Christi

Após a Missa, haverá a procissão pelas ruas do Centro Histórico da capital baiana

Reprodução / Via Google Maps
Reprodução / Via Google Maps

A Catedral Basílica do Santíssimo Salvador reúne e celebra, no dia 16 de junho, a Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi). Na Sé Primacial da Igreja, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador (Praça Quinze de Novembro, s/n, Centro Histórico), às 9h.

Com o fim da Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão, passando pela Praça da Sé, Rua da Ajuda, Rua Chile, Praça Thomé de Souza, Rua da Misericórdia, retornando pela Praça da Sé e contornando o Terreiro de Jesus, até o adro da Catedral, onde os fiéis receberão a bênção do Santíssimo Sacramento.

Embora, neste dia, as paróquias da Arquidiocese contem com programações próprias para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, todas elas, os grupos, movimentos, pastorais, irmandades, devoções e associações são convocados a participarem da Celebração no centro da cidade, e a levarem faixas e estandartes.

Corpus Christi

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo teve início em Liége, na Bélgica, no século XII. Na época, Juliana de Monte Cornillon, superiora da Abadia de Cornillon, teve uma visão da Igreja sob a aparência de lua cheia com uma mancha negra, que significava a ausência desta solenidade.