Bahia

Casos de acidentes de trabalho crescem 470% na Bahia; campanha de prevenção será realizada em Salvador nesta segunda

Já Salvador registra 32% do total, o que equivale a 12.382 trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho durante nestes 11 anos

Reprodução/TV TEM
Reprodução/TV TEM

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, entre 2010 e 2021 foram registrados 39.037 acidentes de trabalho no estado, sendo 1.133 em 2010 e chegando a 6.469 em 2021. Ou seja, um crescimento de 470% no período. Já Salvador registra 32% do total, o que equivale a 12.382 trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho durante nestes 11 anos.

Por esta razão, uma campanha de prevenção a acidentes de trabalho será montada, a partir desta segunda-feira (11), nas dependências do Salvador Shopping, com o objetivo de conscientizar empresários e trabalhadores e desenvolverem a cultura de reduzir os riscos na capital baiana. 

A iniciativa é uma ação conjunta realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Secretaria estadual da Saúde (Sesab).

A campanha vai contar com uma série de ações presenciais e virtuais, com peças expostas no interior do shopping, além de cards e vídeos veiculados nas redes sociais até o dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Três dias antes, 28 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho.

O público-alvo é formado por trabalhadores das áreas com as maiores taxas de acidentes e de mortes no trabalho, como construção civil, indústria, agricultura, mineração e transporte, com destaque para os motociclistas.

Representantes do MPT, da UFBA e da Sesab vão apresentar dados em relação à ocorrência de acidentes na Bahia, os impactos na vida dos trabalhadores e sobre o conjunto da sociedade.