A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou um novo desabamento de parte interna no casarão do Largo da Soledade e interditou a passagem que os moradores usam para acesso a suas casas localizadas no fundo do imóvel, nesta quinta-feira (15).
De acordo com a Codesal, o local foi interditado devido ao risco potencial, pois existem cerca de 46 imóveis habitados. Anteriormente, o órgão já havia realizado vistorias onde ocorreu um outro desabamento no dia 6 de julho devido ao avançado do estado de degradação e abandono do imóvel.
A construção, segundo a Codesal, foi tombada há várias décadas pelo Ipac, que não providenciou a manutenção da construção junto a proprietária, que já foi notificada diversas vezes pela Codesal para que proceda a reforma.
Segundo laudo técnico da Codesal, a única solução é a demolição para retirar o risco para moradores o que já foi solicitada ao órgão tombador. Segundo o artigo 14, § 4º da Lei nº 8.895, que institui normas de proteção e estímulo à preservação do patrimônio cultural da Bahia, cabe ao Ipac, ouvido o proprietário e comprovada a incapacidade econômica para a obras de conservação previamente notificadas, adotará, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, uma das seguintes providências: I – financiamento integral das obras, em condições especiais, à custa das linhas governamentais disponíveis; II – realização das obras às expensas do Estado; III – subvenção parcial das obras; IV – permuta por outro imóvel; V – desapropriação.
Técnicos da Codesal realizaram reunião com os moradores para dar conhecimento da situação.