O Centro Histórico de Salvador recebe em novembro a Casa do Hip Hop, a atração cultural será inaugurada no dia 12 de novembro, data em que se celebra em todo mundo o Dia do Hip-Hop, mas o pátio do local já pode ser acessado por visitantes.
A iniciativa é da Rede Aiyê Hip-Hop, um grupo de artistas do movimento cultural de Salvador e Lauro de Freitas. A casa faz parte da estratégia de retomada das atividades culturais na capital baiana pela Prefeitura Municipal de Salvador.
A abertura do museu será às 15h, no Largo Quincas Berro D'Água, com shows ao vivo da banda Afrocidade, participações do grupo Nova Era, Família Tríplice, Udi Santos, discotecagem com Dj Leandro Vitrola e apresentação de roda de breakdancing com Unidade All Star Crew (dança de rua) e pintura de painéis de graffiti ao vivo, seguindo os protocolos de segurança.
A Casa do Hip-Hop Bahia funcionará como um museu de processos artísticos e criativos destinados a arte-educação, empreendedorismo, tecnologia da informação e inovação. Além disso, a Casa estimulará o empreendedorismo, a formação superior, a pesquisa, o aperfeiçoamento de técnicas e metodologias no trabalho coletivo, com vistas à superação das desigualdades socioculturais e raciais.
A estrutura da Casa do Hip Hop será composta por um estúdio de multimídia, uma sala multiuso para palestras, cursos, oficinas, projeção de vídeos e reuniões, um escritório, um espaço de coworking com exposição de livros, uma loja colaborativa, um memorial da cultural hip hop baiana, uma área externa para eventos de pequeno porte e dois banheiros.
O uso do imóvel no Centro Histórico é resultado de uma concessão pública pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.