Os cartões de embarque do metrô de Salvador vão passar a custar R$ 5, a partir da segunda-feira (12), para os passageiros que usam o Bilhete Avulso do SalvadorCARD e Ande Sempre do Metropasse, independentemente do valor da carga. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (9), pela Integra/SalvadorCard.
Conforme a Integra, quem cadastrar (identificar) o cartão do tipo avulso (ou cartão Integração) de qualquer um dos três operadores, adquirido após essa data, poderá solicitar o ressarcimento do valor em forma de créditos, no momento da identificação. O cartão unitário do metrô, que dá direito apenas a uma viagem, continua sendo gratuito.
Além de ter o valor pago ressarcido em créditos, o usuário que identificar seu cartão passa a ter o benefício de bloqueá-lo nos casos de perda ou roubo, tendo o valor dos seus créditos ressarcidos. Para isso, o usuário precisa ir aos locais credenciados com um documento oficial de identificação.
A primeira via do cartão identificado de todos os três operadores não tem custo para emissão. Cada pessoa poderá ter apenas um cartão cadastrado por CPF e o ressarcimento dos R$ 5 será efetuado para quem tiver pago a taxa de emissão.
Hoje, os usuários estão isentos do pagamento do cartão, bastando apenas colocar uma carga mínima estabelecida por cada operador.
Fonte: G1 // AO