Em 2020, o trânsito fluiu melhor nas vias de acesso aos principais circuitos do Carnaval. É o que mostram dados de análise do tráfego realizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). De acordo com as informações obtidas pelo GAT (Sistema de gestão Automatizada de Trânsito), desenvolvido especificamente para analisar de forma estatística as variações de tráfego, os congestionamentos ocorridos durante o Carnaval foram mais curtos que os registrados em 2019, e a velocidade média nos principais trechos aumentou em 27%, o que fez com que o tempo de deslocamento nas principais vias de acesso fosse o melhor dos últimos anos.
O sistema avalia, a cada cinco minutos, as condições de tráfego das principais vias, traçando um comparativo com o ano anterior. Isso permitiu ao órgão definir estratégias para mitigar problemas no trânsito em horários específicos, e desta forma, melhorar a fluidez de uma forma geral. “O sistema possibilitou que, através de dados concretos, fossem colocadas em prática soluções para diminuir de forma inédita os congestionamentos na cidade causados pelo grande fluxo de veículos nas áreas do Carnaval”, explica Fabrizzio Müller, superintendente de trânsito.
Com base em dados de anos anteriores, foi possível fazer ajustes de forma direcionada, no trecho e no período necessário, o que resultou no aumento da velocidade média nestes locais. Consequentemente, o tempo gasto pelos veículos em congestionamentos foi o menor registrado desde o início da utilização desse sistema, em 2014. Em todos os trechos avaliados, a variação da velocidade média foi positiva em comparação ao mesmo período de 2019. O dia com melhor registro de velocidade média foi domingo, quando a variação chegou a ser 30,9% melhor que em 2019.
Os alertas de congestionamento, acionados sempre que a velocidade média atinge 10km/h, também diminuíram. Em 2019, entre a quarta-feira que antecede o Carnaval até a terça-feira, o órgão recebeu 4.165 alertas deste tipo. Este ano, nos sete dias de festa, foram 1.125 alertas. “No trecho da praça Lord Cochrane chegamos a ter 269 alertas no ano passado, e neste ano foram apenas 15”, conta Muller. Além disso, o tempo de duração dos congestionamentos também diminuiu. A Avenida Garibaldi, que chegou a registrar 5h de lentidão em 2019, este ano o pico de lentidão foi de, em média, 1h. “É impossível não ter congestionamento no Carnaval de Salvador, são milhares de pessoas se deslocando para o mesmo local e ao mesmo tempo. Porém, o tempo gasto nesses congestionamentos diminuiu de forma considerável, e sem dúvidas é o melhor dos últimos anos”, contou Müller.
Por possibilitar um conhecimento prévio do fluxo nas imediações do Carnaval, o sistema foi um importante aliado para o sucesso da operação de trânsito deste ano. “Sem dúvidas a operação não teria o resultado positivo que conseguimos sem o apoio destes dados, que nos permitiu conhecer os melhores e piores horários para o tráfego nestes locais, e planejar ações estratégicas para minimizar os impactos no trânsito”, frisou Müller. Em determinados momentos, o trânsito próximo aos circuitos fluía sem nenhuma retenção. “Isso certamente é um fato inédito, que ainda não havia sido registrado nos últimos sete anos, quando iniciamos essa análise”, comemorou.
Trechos avaliados – Os principais trechos de chegada e saída dos circuitos foram estudados desde a última quarta-feira (19). Dique e Centenário, principais vias de acesso ao circuito da Barra, apresentaram um aumento de 24,7% e 41,8% respectivamente na velocidade média. Já a Avenida Garibaldi, uma das vias que houve maior registro de congestionamento em 2019, este ano aumentou a velocidade média em 57%, com uma redução de 77,2% nos picos de congestionamento.
As avenidas Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) e Vasco da Gama também foram analisadas no período e, em alguns pontos, não foi registrado congestionamento nos dias de festa.
Transalvador // Itatiaia Fernandes