A animação foi um ingrediente extra para os mais de 400 idosos que foram hoje (30) pela manhã ao Dique do Tororó celebrar a chegada da primavera (iniciada oficialmente no último dia 22) e o Dia do Idoso (comemorado todo dia 1º de outubro). Cantando, dançando e, principalmente, se exercitando, os participantes da atividade deram uma volta em um dos cartões postais de Salvador, chamando a atenção dos transeuntes e também daqueles que passavam de carro ou estavam em ônibus.
Organizada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a caminhada existe há mais de 10 anos e mais uma vez reuniu mulheres e homens da terceira idade que frequentam os núcleos que a órgão estadual de esporte mantém no ACM Brasil (Liberdade), Pituaçu e Nordeste de Amaralina, com atividades físicas de ginástica, dança de salão, hidroginástica e natação. Crianças e adultos que participam das escolinhas da Sudesb, também fizeram questão de prestigiar o evento.
Além deles, alunos do Projeto Viver Melhor, outra ação de governo, mantida pela Base Comunitária de Segurança do Nordeste de Amaralina, engrossaram o coro. “Fomos convidados para participar (da caminhada) e gostamos muito. É uma oportunidade para conhecer pessoas e também para se exercitar”, falou o aposentado de 76 anos, Auto José Cerqueira que, junto com a esposa, Joseline Cerqueira de 75 anos, frequenta o Viver Melhor três vezes por semana.
Hoje, 604 idosos participam gratuitamente das aulas da Sudesb, que acontecem duas vezes por semana, em diversos horários. A maioria dos frequentadores é do sexo feminino e descobriu no núcleo onde frequenta não apenas um local para se exercitar, como também para fazer amigos. Entre os participantes, há quem faça apenas a atividade duas vezes por semana, mas muitos complementam com outras ações, como caminhadas.
“Estou há 13 anos na escolinha da Sudesb e há oito venho para a caminhada. Entrei porque estava chegando a idade e eu não tinha nada para fazer e também não queria ficar parada. Cada ano, o projeto fica melhor e eu gosto de tudo. Já fiz dança e hoje faço ginástica. O que eu quero é me distrair”, afirmou a aposentada Marinalda Silva, de 76 anos.
Somando os participantes adultos e idosos, mais de 1.100 pessoas estão matriculadas nas escolinhas da Sudesb. Além disso, a autarquia apoia financeiramente projetos de esporte e lazer que atendem gratuitamente, entre os demais públicos, os idosos. “Somente nestes projetos, de julho do ano passado até o momento, quase 2 mil pessoas acima de 60 anos – na capital e no interior – foram beneficiadas com aulas de ginástica, alongamento e dança de salão”, explicou o diretor de Fomento da Sudesb, Marcio Lima.
Fonte: Ascom Sudesb