Bahia

Cajazeiras lidera solicitações de reparo na iluminação no 1º semestre de 2021

Pernambués (827 registros), Itapuã (713) e Federação (556) completam as primeiras posições

Energisa/Divulgação
Energisa/Divulgação

Cajazeiras é o bairro de Salvador que mais realizou solicitações de reparos na iluminação pública, no primeiro semestre deste ano, foram 1.104 registros no período, o que equivale a seis pedidos por dia. Os números são do Fala Salvador e das Prefeituras-Bairro, que indicaram também que Pernambués (827 registros), Itapuã (713) e Federação (556) completam as primeiras posições.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Manutenção da Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), Leonardo Pimentel, algumas dessas regiões têm uma concentração grande de furtos e vandalismo de material, o que ocasiona a interrupção do serviço e, consequentemente, o aumento no número de solicitações.

Juntos, os demais bairros da cidade somaram 18.565 solicitações de reparo direcionadas ao órgão no mesmo período. Para evitar que o serviço seja interrompido e que as ruas fiquem escuras, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tem mantido as manutenções diárias nos equipamentos da cidade. O reparo ocorre entre 24h e 48h após o pedido, respeitando o grau de urgência de cada demanda.

Canais de comunicação

As solicitações podem ser feitas através do Fala Salvador 156, pelo portal www.falasalvador.ba.gov.br ou comparecendo a uma das dez  Prefeituras-Bairro distribuídas pela cidade, mediante agendamento prévio. A Dsip também conta com um canal para solicitações emergenciais: o WhatsApp (71) 98549-8728. Casos como choque elétrico em poste, ameaça de queda do poste e apagão (a partir de quatro pontos de iluminação apagados em sequência) podem ser comunicados pelo aplicativo de celular.