A CAIXA Cultural apresenta, em todos os sábados e domingos de agosto (13, 14, 20, 21, 27 e 28), a oficina “Descobrindo as Cores: Maquiagem Corporal e Sensorial para Crianças”. O workshop foi pensado como alternativa de atividade para crianças de 3 a 6 anos de idade e trabalhará pintura e maquiagem dos pequeninos em seu próprio corpo.
As oficinas de maquiagem corporal, que são promovidas pelo projeto Gente Arteira, são oferecidas para duas turmas diárias, sempre às 10:30 e 14:30, com capacidade para 12 crianças. As inscrições são feitas com uma hora de antecedência ao início de cada turma e são realizadas presencialmente, na recepção da CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro. O critério de seleção é o da ordem de inscrições.
É recomendável que as crianças que participem da oficina trajem roupa de banho ou qualquer outra que possa ser manchada. Os pais ou responsáveis devem acompanhar seus filhos durante a atividade
Descoberta das cores a partir do próprio corpo:
A oficina “Descobrindo as Cores” estimula a criatividade das crianças, colocando os pequeninos para se pintarem, descobrindo o universo das cores sobre o suporte do próprio corpo. Durante a oficina, são abordados conteúdos básicos como misturas das cores, coordenação motora e auto imagem. Com direcionamento de alguns exercícios por parte da oficineira, a atividade abre espaço também para pintura livre, em que a criança colore, não só o seu próprio corpo, mas também o corpo do colega.
A oficina é conduzida pela atriz, performer e maquiadora Nayara Homem. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade federal da Bahia (UFBA), a artista possui vasta experiência no campo dramatúrgico. Já atuou em 17 curtas e 4 longa-metragens realizados no Brasil e um vídeo-clipe filmado em Los Angeles (EUA). Integrou o elenco da série de teledramaturgia “EmCenaAção” produzida pela TVE em parceria com a TV Anísio Teixeira e apresentou o oitavo Los Angeles Brazilian Film Festival.
O Gente Arteira:
O Programa Educativo Gente Arteira é um projeto de arte-educação que desenvolve ações de acolhimento, mediação e oficinas relacionadas aos eventos da CAIXA Cultural. Em Salvador, o programa atende mais de 40 instituições por mês, entre escolas públicas, ONGs e grupos da sociedade civil, o que resulta em um público médio mensal de 1400 pessoas.
A equipe de atendimento é composta por arte-educadores e mediadores que compartilham, junto com os visitantes, suas percepções sobre os trabalhos expostos, de forma dinâmica e interativa. Também faz parte das ações um material de orientação voltado para os educadores, para garantir o melhor aproveitamento pedagógico das visitas.
Fonte: Caixa Cultural