Bahia

CAIXA Cultural Salvador oferece oficinas gratuitas de carnaval

Workshops preparam foliões a confecção de turbantes, dança afro, customização de fantasias e maquiagem

NULL
NULL

 src=A CAIXA Cultural Salvador promove, durante o período pré-carnavalesco, quatro oficinas gratuitas voltadas para o público interessado em se preparar para a festa de momo. Realizadas pelo projeto Gente Arteira, as oficinas acontecerão nos dias 11 e 12 de fevereiro (de terça a sexta-feira) para turmas únicas de 15 ou 20 participantes.

No sábado (11), das 10h às 13h, acontece a oficina de Dança Afro, ministrada por Tatiana Campelo. No mesmo dia, das 14h às 18h, ocorre a oficina de Customização de Fantasias de Carnaval, ministrada pela facilitadora Rita Rios. Já no domingo (12), ocorrem as oficinas de Turbante com Negra Jhô, das 9h às 13h, e de Maquiagem Artística para Carnaval, das 14h às 18h, conduzida por Jell Oliveira.

As inscrições para todas as oficinas são abertas no sábado (11), a partir das 9h. Os interessados devem comparecer à recepção da CAIXA Cultural Salvador, localizada na Rua Carlos Gomes, 57, Centro.  O critério de seleção será o da ordem dos inscritos.

Conhecimento aplicado para o carnaval:

A oficina de Dança Afro busca valorizar a riqueza rítmica da cultura africana e sua influência na construção identitária brasileira. A partir da descoberta de movimentos que foram criados para homenagear os deuses, a natureza e o cotidiano, os participantes aprenderão a executar coreografias de ritmos africanos. Para a participação, recomenda-se a utilização de roupas leves.

Já o worskhop de Customização de Fantasias de Carnaval apresentará diversas técnicas de corte e costura para embelezar e tornar únicas, as vestimentas para carnaval, sejam abadás, fantasias ou camisetas. Além disso, os participantes também aprenderão o manejo de adereços. Recomenda-se que os interessados levem para a atividade uma tesoura grande e um agulhão, além de fitas variadas, miçangas e botões.

A hair designer e estilista Afro Negra Jhô coloca toda sua experiência a serviço da oficina Turbantes para Carnaval, na qual a artista demonstrará técnicas especiais para confecção e utilização de turbantes, com o objetivo de formar multiplicadores desta técnica milenar. Negra Jhô ainda vai contar os principais segredos que mantem em sua trajetória, que perpassam pelos valores e autoestima da raça negra.

Já o workshop Maquiagem Artística Para Carnaval pretende desvendar os segredos da maquiagem artística, apresentando tendências e ideias para a aplicação das técnicas estudadas no período carnavalesco. A classificação indicativa para todas oficinas é de 14 anos, exceto para a de Customização de Fantasias, que é indicada para maiores de 16 anos.

Fonte: Caixa Cultural Salvador