Um acerto de contas envolvendo quilombolas e ciganos deixou quatro pessoas mortas e outras quatro feridas em Riacho de Santana, no Sudoeste da Bahia, na tarde desta segunda-feira (26). De acordo com informações da delegacia local, a situação aconteceu na zona rural, no distrito de Gato Vesperina, por volta das 17h.
A morte do quilombola Adilsomar Alves de Souza, em julho deste ano, por conta de uma dívida de R$20,00, teria motivado a chacina. Um grupo de ciganos invadiu a residência do suspeito do crime, Roberto Conceição da Cruz, para fazer vingança. Na ocasião, ele e um sobrinho de nove anos foram mortos por disparos de arma de fogo, assim como sua mãe Ana Rita Maria da Conceição, 72 anos, e seu irmão, Cristiano Conceição da Cruz, 39 anos, que foram baleados e morreram no local.
Os ciganos Somar Alves de Souza e Marrone Oliveira de Souza também morreram durante a troca de tiros. Outros dois, que não tiveram a identidade revelada, ficaram feridos e foram encaminhados, juntamente com os dois quilombolas, para o Hospital Amália Coutinho, onde permanecem internados. O estado de saúde deles não foram revelados.
Outros integrantes da comunidade de ciganos que participaram da chacina conseguiram fugir. A delegacia instaurou um inquérito para investigar o caso.
Foto: Ilustração