Bahia

Bruno Reis diz que PL do subsídio do transporte seja aprovado até março

Bruno afirmou que tem "pressionado" o presidente da Câmara, Arthur Lira, coloque a proposta em votação na Casa

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O prefeito Bruno Reis, disse na manhã desta terça-feira (22) que a expectativa é que o Projeto de Lei (PL) 4.392/2021, que institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI), seja aprovado no mês de março. Para isso, ele afirmou que tem "pressionado" junto com os demais prefeitos do Brasil para pedir que o presidente da Câmara, Arthur Lira, coloque a proposta em votação na Casa o quanto antes.

Aprovado no Senado na última semana, o PL destinará R$ 5 bilhões, por ano, do governo federal aos municípios e Distrito Federal, para que estes garantam transporte coletivo gratuito aos idosos, irá destinar R$ 64 milhões para Salvador em cada ano. No entanto, para que esse subsídio chegue, o PL ainda precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados e, se aprovado, ir à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

“Todos nós prefeitos estamos mobilizados. O presidente da Câmara, Arthur Lira, que é quem tem que pautar agora, já havia se comprometido com a gente. Tivemos reunidos com ele pelo menos três vezes no ano passado, ele está ciente. Os deputados, como Elmar Nascimento, que é o líder do União Brasil, já está fazendo as articulações para que o projeto seja levado ao Plenário. A expectativa é que ele seja aprovado agora no mês de março. Depois vem a terceira e última batalha, que é a sanção do governo federal, e aí nós vamos ter que nos reunir todos com o presidente Jair Bolsonaro para que ele possa sancionar o projeto”, afirmou Bruno.

Bruno também explicou sobre como seria se houvesse reajuste da tarifa do transporte em Salvador, previsto em contrato com as empresa para ser feito no mês de janeiro.  No entanto, ele garantiu que isso não ocorrerá esse ano.