Bahia

Bruno Reis afirma que prefeitura assumiu custo da CSN para concessão de novos ônibus em Salvador

Com isso, o gestor contabiliza ainda que Salvador tem 37% da frota de ônibus com ar condicionado

Divulgação
Divulgação

A nova frota de ônibus com ar condicionado começa a chegar em Salvador. Na manhã desta terça-feira (5), 70 de 179 ônibus foram entregues pela prefeitura da capital baiana. Segundo o prefeito Bruno Reis, a pasta assumiu o compromisso do transporte público com a Concessionária Salvador Norte (CSN) e entrega a quantidade que corresponde a 10% do total da circulação. "Nós tomamos a decisão de provisoriamente distribuir as linhas da antiga CSN, com os outros dois outros consórcios". 

Durante coletiva de imprensa nesta manhã, o gestor municipal disse ainda que nenhuma empresa no Brasil assumiria a gestão da Concessionária, mesmo que emergencialmente, pois existia o risco de sucessão empresarial. "Significava assumir passivos da ordem de mais de R$ 400 milhões, entre direitos trabalhistas, tributos e uma série de compromissos que a empresa tinha e que estavam em aberto. Nós, durante seis meses, assumimos a execução direta, vimos tocando a empresa, até que na última semana, depois que se afastou-se o risco da sucessão empresarial". 

Bruno Reis declarou que para esta decisão, foram impostas algumas condições. Uma delas, foi a aquisição destes ônibus.

"Nós precisávamos principalmente pra oferecer aos moradores dessa área da cidade que foram os mais penalizados por causa da crise da CSN, que perdeu a capacidade de renovar a frota, depois da intervenção, depois por conta da execução direta, uma das condições era que nós pudéssemos fazer a renovação da frota", disse Reis. 

Com isso, o gestor contabiliza ainda que Salvador tem 37% da frota com ar condicionado. Do total, 40 unidades serão operadas pela empresa OTTrans e as outras 30 pela Plataforma. Os veículos, que ainda possuem acessibilidade e são equipados com motor Euro 5, que emite menos poluentes na atmosfera, vão atender a chamada Bacia C, englobando a região da Estação Mussurunga e orla e que, anteriormente, era operada pela antiga concessionária CSN. Atualmente, 199 ônibus com ar-condicionado circulam na capital baiana.

Confira abaixo em quais linhas os novos veículos climatizados irão operar:

1) OT TRANS

Linha 1001 – Aeroporto x Praça da Sé

Linha 1007 – Lapa x Jardim das Margaridas

Linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi)

Linha 1372 – Jardim Nova Esperança/Vilamar x Lapa/Comércio (via Trobogy)

2) Plataforma

Linha 0713 – Santa Cruz x Calçada/Bonfim

Linha 0728 – Nordeste x Ribeira

Linha 0907 – Boca do Rio x Ribeira

Linha 1049 – Estação Mussurunga x Alto do Coqueirinho

Linha 1055 – Estação Mussurunga x Ribeira/São Joaquim

Linha 1060 – Estação Mussurunga x São Joaquim

Linha 1077 – Estação Mussurunga x KM 17

Linha 1078 – Estação Mussurunga x Stella Maris

Linha 2006 – Metrô Retiro x Santa Mônica/Pituba