Nesta sexta-feira (23), o sistema BRT de Salvador recebeu mais 23 ônibus novos. 19 são movidos a óleo diesel e quatro, elétricos. Os coletivos circularão após a entrega da estação Pituba, a ser concluída até o fim de janeiro.
Na última semana, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou a compra de 40 novos ônibus, entre a diesel e elétricos. Os veículos fazem parte dessa nova remessa, que deve ter recebimento completo ainda neste ano.
A nova frota, porém, só deve operar quando todos os trechos estiverem inaugurados, o que deve ocorrer até 2024. Para a primeira semana de janeiro de 2023, estão previstas as conclusões dos viadutos da Vasco da Gama com a Garibaldi. O trecho até a Estação Lapa também está pendente.
Também, nesta sexta, começam as obras de construção de um terminal de eletrocarga. A estrutura será usada para repor a energia da bateria dos ônibus elétricos, mas em operação na linha, através de paradas breves dos coletivos sem ser necessário irem para a garagem.
O terminal ficará ao lado da estação Rodoviária, uma das mais movimentadas do sistema. A perspectiva é de que seja o maior espaço deste tipo no Brasil, com capacidade para atender 20 ônibus por vez.