Cem famílias carentes do bairro do Calabar vão poder comprar um botijão de gás por R$ 50, na próxima segunda-feira, a partir das 7h. A iniciativa faz parte da ação preço justo do gás, comandada pelo Sindipetro Bahia. O botijão de gás será vendido por R$ 50 para 100 famílias carentes, previamente cadastradas pela associação de moradores local.
A ação vai acontecer na Praça 11 de Maio, no bairro do Calabar, em frente à base da Polícia Militar e tem como objetivo denunciar e reivindicar a mudança da política de preços da Petrobras e da Acelen, empresa que hoje administra a Refinaria Landulpho Alves, após a privatização da refinaria baiana.
A política de dolarização dos preços dos combustíveis adotada pela Petrobras nos governos Temer e Bolsonaro tem sido uma das grandes responsáveis pela alta da inflação como apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao divulgar na quarta-feira (11), a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Puxado pela alta dos preços dos combustíveis, o IPCA revelou uma inflação de 1,06% para abril (a mais alta para este mês desde 1996) e de 12,3%, em 12 meses.