Dos 46 bombeiros militares do Rio de Janeiro que foram para o interior da Bahia, na última quarta-feira (29), ajudar no resgate das vítimas das enchentes, 19 testaram positivo para Covid-19 na tarde deste sábado (1°). Os militares estão na cidade de Vitória da Conquista onde estavam atuando.
Em um primeiro momento, eles voltariam neste domingo (2) para o Rio – em um avião do governo de Minas Gerais. No entanto, com apenas 10 lugares, a aeronave teria que fazer dois voos. Dessa maneira, o governo da Bahia disponibilizou um hotel onde os militares devem fazer quarentena.
De acordo com Leandro Sampaio, secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, “alguns dos militares tiveram sintomas da doença” e fizeram um teste rápido. Após a confirmação do resultado, eles foram isolados. Além dos agentes, o governo do Rio enviou à Bahia 20 embarcações, materiais para socorros em inundações e soterramentos e kits de primeiros socorros.
No grupo estão especialistas em desastres, guarda-vidas, operadores de embarcações e profissionais de atendimento pré-hospitalar.
A força-tarefa montada para socorrer as vítimas da tragédia baiana têm bombeiros da Bahia, mas também de outros estados como Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Sergipe.