Bahia

Bombeiros alertam que 10 barragens estão em nível críticos na Bahia

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros informou que todas as barragens administradas pelo governo da Bahia estão em observação, para evitar acidentes

Reprodução/Jornal Jacobina
Reprodução/Jornal Jacobina

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, relatou que o volume de água em barragens no estado da Bahia é "bastante crítico". De acordo com ele ao menos 10 encostas estão em nível de alerta e rompimento, por causa das fortes chuvas que caem no estado desde o mês de novembro.

"Precisamos esclarecer um problema: nós temos várias barragens em nível crítico, com relação à quantidade de água, não com relação à possibilidade de um rompimento da barragem. As barragens que estão se rompendo são barragens privadas, naturalmente feitas por fazendeiros, tendo em vista que as regiões sofrem com problemas de chuvas, e eles acabam construindo barragens em suas próprias propriedades, pequenas barragens", informou Marchesini ao G1.

Ainda de acordo com o comandante, as estruturas que já se romperam no estado são de construções privadas. As barragens que caíram foram no distrito de Iguá, no sul da Bahia, que se rompeu na noite deste sábado (25) e provocou uma forte enxurrada em diversas áreas do município de Itambé e no domingo (26), a Prefeitura de Jussiape, na região da Chapada Diamantina registrou outro rompimento.

Marchesini informou ainda que todas as barragens administradas pelo governo da Bahia estão em observação, para evitar acidentes.