Bahia

Bomba é atirada em ambulantes que tentam se credenciar para trabalhar no Carnaval de Salvador

Ninguém ficou ferido

Reprodução/TV Bahia
Reprodução/TV Bahia

Uma bomba foi jogada por agentes da Guarda Municipal de Salvador em vendedores ambulantes que tentam se credenciar para trabalhar no carnaval da capital baiana, no início da tarde desta quarta-feira (8), na frente da sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em Salvador. Ninguém ficou ferido.

O credenciamento, que é realizado exclusivamente pela internet, começou às 10h desta quarta e deve seguir até 10h de quinta-feira (9). No entanto, os ambulantes foram informados que o sistema caiu.

Os vendedores, que começaram um protesto, pedem que o cadastro seja presencial. Eles afirmam que os agentes municipais também usaram spray de pimenta para afastá-los do local.

À TV Bahia, o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), Maurício Lima, negou que o explosivo tenha sido usado pela equipe. Ao ser informado que o momento foi flagrado, o diretor disse que vai apurar o caso e garantiu que não haverá novos confrontos.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) informou que, por causa do elevado número de acessos simultâneos ao Sistema de Cadastramento de Ambulantes (SCA) na manhã desta quarta, o serviço acabou temporariamente suspenso.

O cadastramento no SCA para o Carnaval 2023 será reaberto às 14h desta quarta-feira, por meio do mesmo site. A Semit lamentou o ocorrido e disse que a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) trabalha para que o problema seja resolvido o mais brevemente possível.