A Ladeira da Montanha continua interditada devido a um escorregamento de terra que ocorreu ontem e deixou algumas pedras instáveis na encosta. A Codesal decidiu interditar a via de maneira preventiva, para realizar uma análise de risco mais detalhada.
No ano passado, três casas, pertencentes à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), desabaram no local, o que provocou a suspensão do tráfego naquela via. Na oportunidade, a Conder ficou de fazer a estabilização da encosta.
Para acelerar o processo, técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra) fizeram o projeto executivo de estabilização da encosta e estavam aguardando a liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para, assim, garantir a segurança de quem trafega pelo local. Contudo, a intervenção ainda não foi iniciada.
"Técnicos da Codesal vão proceder a nova avaliação da segurança da via, mas o ideal é que a estabilização seja feita o mais rápido possível. Já fizemos as notificações cabíveis para que o órgão responsável possa realizá-la", informa o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins
Previsão do tempo
Na quinta-feira (11), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas e não se descarta a possibilidade de chuvas fortes. Há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
Acumulados de chuva
No período de 24 horas (dados atualizados às 16h40), os maiores acumulados de chuvas foram registrados em Cajazeiras VIII (31,8mm), Nova Esperança (29,2mm), São Marcos (28,6mm), Cajazeiras VIII (26,4mm) e Pau da Lima (25,8mm).
Ressalta-se que, com a previsão de continuidade de chuvas, há risco para alagamentos e deslizamentos de terra.
As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador.
Plantão
A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.