Um bebê indígena de 1 ano e 8 meses morreu na tarde de segunda-feira (7) após ser atingido por um tiro de espingarda na Aldeia Santana, território tradicional que fica no distrito de Olivença, em Ilhéus, no sul da Bahia. A Polícia Civil trata o disparo como acidental.
De acordo com a polícia Civil, a criança foi identificada como Yuri Oliveira de Jesus. Antes do ocorrido, Yuri estava em casa com a mãe e os irmãos. Na situação, a mãe se dirigia à cozinha com a filha de 3 anos, a mulher ouviu o disparo e correu de encontro ao barulho, encontrando o bebê já ferido no quarto.
Yuri foi encaminhado para o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus, mas no caminho a ambulância quebrou e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para terminar o percurso, que tem cerca de 20 km no total.
Quando o bebê chegou à unidade de saúde já estava sem vida e seu corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, onde será necropsiado. A criança será sepultada na Aldeia Santana.
Em nota, a Polícia Civil detalhou ao Portal Salvador FM: "Foi registrada na Delegacia Territorial de Ilhéus a morte acidental de uma criança, de um ano e oito meses, que foi lesionada por um disparo de arma de fogo. De acordo com o registro, a criança teria pego a espingarda que pertencia ao pai. A unidade vai apurar o ocorrido. A criança foi identificada como Yuri Oliveira de Jesus".