Com atendimento ainda mais humanizado aos moradores do bairro do Calabar, em Salvador, a Base Comunitária de Segurança (BCS) da localidade – primeira da Bahia – abriu as portas da unidade para receber o projeto ‘Bairro Solidário’, desenvolvido pelo Governo do Estado através da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e outras pastas.
Projeto que prevê a requalificação e fortalecimento das BCSs, diminuição da violência e maior atenção à população carente, levou atendimentos de saúde e lazer para crianças, jovens e adultos, ao longo deste sábado (7).
Durante todo o dia a criançada aproveitou o ‘Dia das Crianças’ antecipado na sede da base, com a ‘Caravana do Lazer’, promovida pela Superintendência dos Desportos (Sudesb) da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Cerca de 300 crianças aproveitaram o dia no pula-pula e brincaram bastante de amarelinha, pintura, futebol, xadrez humano e outros esportes, com o monitoramento de policiais da base e de moradores voluntários capacitados pela superintendência.
Ainda na unidade comunitária, a população da localidade e de regiões vizinhas tiveram a oportunidade de passar por 32 atendimentos com reumatologista e clínico geral, com médicos do Departamento de Saúde da Polícia Militar.
Para a comandante da unidade, tenente Luana Queiroz, esse é só o primeiro passo de um trabalho que beneficiará ainda mais a comunidade.
“Nossos olhares sempre foram de atenção para a população e, com toda a certeza, estaremos aqui presentes, agora com essa parceria com as outras secretarias, atuando em prol da comunidade”, disse.
Em outros pontos do bairro, 36 exames preventivos e 24 atendimentos de nutrição foram realizados por equipes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Além da SSP, Setre e Sesab, as Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) completam a ação conjunta.